Fui convidada pelo Temu (Android, iOS) para usar o marketplace. Não sou de frequentar AliExpress, Shopee entre outros aplicativos do tipo, mas topei.

Baixei o app e comecei a ver os itens à venda. Na tela inicial há toda uma variedade de produtos. Mas é possível pesquisar por diferentes abas como Brinquedos, Joalheria, Homem, Mulher, Escritório, Produtos Eletrônicos, Esportes, Malas, Beleza, totalizando 200. É um pouco poluído, muita coisa na mesma tela. Você vai descendo e encontra desde luz LED de leitura magnética (essas para prender na parede/armários/estantes) e suporte para telefone celular para o chuveiro à prova d’água.

O estímulo pelo consumo é intenso e manter o foco, muito difícil. Durante o tempo que usei o Temu, pipocaram infinitas notificações, recebi vários avisos de desconto ou para girar a roleta e ter a sorte de ganhar um brinde ou mais descontos. O curioso é que sempre caía na primeira vez “rode novamente” e, na segunda vez ganhava 90% de desconto. Incrível a minha sorte, não? Atrair o consumidor em tempos de um milhão de marketplaces é difícil, mas o app está jogando duro com os concorrentes para atrair a atenção. E tem dado resultado.

Temu e sua história

A operação do e-commerce começou no País em junho deste ano. Na época, ofereciam descontos de até 90% e não era difícil receber. Aliás, ainda é bastante comum.

Para se ter uma ideia, em julho, o Temu foi o app mais baixado no Brasil, segundo a AppMagic, com 7,7 milhões de downloads.

Em setembro de 2023, o app foi o sexto mais baixado em todo o mundo, com 38,7 milhões de downloads somando App Store e Google Play, também de acordo com dados da AppMagic. E, no fim do ano passado, o Temu registrou 337 milhões de downloads em 2023.

Checkout e recebimento

Depois de feitas as compras – quase todas bobagens e totalmente dispensáveis – o checkout me mostrou tudo de maneira clara. Os preços, descontos e quantidade.

Mas o ponto positivo foi o pós-compra. Tão logo terminei, um e-mail chegou confirmando as aquisições e, com ele, o link para acompanhar o andamento do pedido. No dia seguinte, meu pedido foi enviado para o Brasil – sim, as compras todas vem da China – e o código de rastreio dos Correios. Enfim, comprar de um app ainda pouco conhecido e em que os produtos percorrem o globo terrestre para chegar, dá um friozinho na barriga. Fora as surpresas de taxação extra ou ter que desembaraçar um ou outro item. Isso não aconteceu, os valores têm os impostos embutidos, mas, no momento, o Temu banca o ICMS.

Oito dias depois do envio, recebo uma nova mensagem informando que o meu pedido estava com os Correios e logo seria entregue. E, no mesmo dia, tudo chegou.

Ou seja, sem surpresas negativas. Tudo nos conformes. E uma velocidade impressionante. Uma experiência bem positiva.

Agora, desde minha primeira compra sou bombardeada com notificações no celular e e-mails de ofertas. É muito assédio. E sempre com aquele texto de urgência. “Corra, a oferta está acabando”.

Portanto, viciados em compras, desativem notificações. O app pode ser um perigo nas mãos erradas.