A Comissão Europeia propôs o desenvolvimento do app EU Digital Travel, que digitaliza os passaportes e carteiras de identidade, para pessoas que viajam de e para o espaço Schengen.

A ideia é acelerar o processo de checagem e controle fronteiriço e oferecer uma viagem mais tranquila com segurança, garantindo que todos sejam devidamente verificados.

O novo aplicativo de viagem digital da EU seria uma versão digital dos dados armazenados em passaportes e carteiras de identidade. Entre os dados, estaria a foto do titular (mas não a biometria digital), além dos números destes documentos.

Entre os benefícios das funcionalidades estão:

– A apresentação dos documentos antes da viagem, para um controle fronteiriço antecipado quando a pessoa viajar de ou para a UE – e que vale tanto os cidadãos da União Europa como os de países terceiros;

– Os Estados-membros poderão permitir que os cidadãos da UE usem cartões de identidade digitais para registro e identificação;

– A verificação antecipada deve gerar mais eficiência dos controles fronteiriços, permitindo que os agentes foquem seus esforços no combate ao tráfico de migrantes e a criminosos;

– As credenciais digitais vão dificultar o uso de identidades falsas, aumentando a segurança no espaço Schengen.

Comissão Europeia propõe mas não é para agora

O aplicativo de viagem digital da UE será desenvolvido pela Comissão, com o apoio da eu-LISA, e implantado em toda a região. A solução estará disponível para os cidadãos da UE e de países terceiros que possuam passaporte biométrico ou cartão de identidade da UE e que estejam viajando de ou para a área Schengen.

Para ser desenvolvido, Conselho e Parlamento deverão, agora, discutir propostas de como será o aplicativo. A ferramenta de viagem digital da UE estará disponível a partir de 2030.