Quem visitar o Bourbon Shopping, no bairro de Perdizes, em São Paulo, agora pode pagar o estacionamento por aproximação, usando um cartão Visa para liberar a cancela. Ou seja, não precisa mais se dirigir ao guichê de pagamento antes de sair. A novidade está funcionando a partir deste mês de outubro.

Como funciona o pagamento por aproximação no estacionamento?

Na chegada ao estacionamento, o cliente precisa aproximar o seu cartão do equipamento junto à cancela. Depois, na saída, isso é feito mais duas vezes: uma para verificar o valor e outra para efetivar o pagamento.

A solução funciona não apenas com cartões físicos da Visa, mas também com carteiras digitais em smartphones e wearables que tenham um cartão dessa bandeira. E serve para pagamentos com cartão de crédito, de débito ou pré-pago.

A solução foi desenvolvida no hub de inovação da Visa, o LabGarage, em parceria com Estapar e WPS.

bourbon

Pagamento por aproximação no Bourbon Shopping (Crédito: divulgação)

Análise

De acordo com dados da Abecs, neste ano de 2024, mais da metade dos pagamentos feitos com cartão aconteceram usando a tecnologia por aproximação (NFC). E até setembro do ano passado, 47% dos brasileiros com smartphone já haviam experimentado pagar por aproximação usando o aparelho, segundo pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box.

A popularização da tecnologia NFC está fazendo com que diversas novas aplicações sejam criadas em torno dela. Vale destacar quatro exemplos surgidos há poucos anos: 1) pagamento direto nas catracas do metrô do Rio de Janeiro; 2) fila especial para pagamento por aproximação em pedágios da CCR; 3) Tap on phone; 4) etiquetas inteligentes da Pimaco com NFC embarcado.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!