As remessas globais de smartphones registraram crescimento de 5% no terceiro trimestre na comparação com o mesmo período de 2023, sendo o quarto trimestre consecutivo de crescimento.

De acordo com os dados da Canalys, Samsung e Apple estão empatadas em market share, ambas com 18%, com uma leve vantagem para a sul-coreana.

No entanto, vale dizer que a Samsung teve queda no market share de 3 p.p. na comparação com 3T23 e a Apple declínio de 1 p.p.

A Xiaomi conquistou 14% do mercado mundial e se manteve na terceira posição, uma leve redução ano contra ano, com queda de 1 p.p.

Na quarta posição está a OPPO, com 9% de market share, apoiada pelo forte crescimento do mercado indiano e latino-americano. E, na quinta posição, está a vivo, que também responde por 9% do mercado. As duas empresas foram as únicas a registrarem ganho no market share, mesmo que modestos. Ambas avançaram 1 p.p.

Bom desempenho da Apple em remessas de smartphones

Apesar de não revelar números de vendas totais e nem de cada fabricante, a Canalys atribui o bom desempenho da Apple no terceiro trimestre por conta da demanda consistente da série iPhone 15.

Segundo a Canalys a Apple é beneficiada no período pelas mudanças do mercado para dispositivos premium – por haver um maior apetite para estes aparelhos – e pelo ciclo de atualização de smartphones comprados durante a pandemia de Covid-19. A diversidade de produtos da fabricante contribui para a redução de prazos de entrega. E, para o futuro, espera-se que o iPhone 16 tenha uma performance mais forte no fim do ano e no início do primeiro semestre de 2025, à medida que a Apple Intelligence, a IA generativa da empresa, avance para novos mercados.