O DeepL Write está disponível para o português – tanto europeu quanto o brasileiro – e para o italiano. Com isso, o recurso passa a funcionar em seis idiomas, além dos já mencionados: inglês (Estados Unidos), alemão, espanhol e francês.

Lançada neste ano, a ferramenta é um assistente baseado em inteligência artificial, que aprimora as traduções de textos, tornando-as mais claras e articuladas, além de oferecer sugestões de reescrita para melhorar a clareza, o estilo e a gramática do texto. Entre suas utilidades está o aprimoramento do texto para que tenha fluidez e precisão linguística, seja para redações formais, acadêmicas ou cotidianas.

A funcionalidade conta com modelos de linguagem próprios que, com base nas especificidades do idioma e do contexto, sugere alterações no vocabulário, sentenças e gramática em tempo real.

Na versão paga, o recurso oferece criptografia TLS e exclui os textos após traduzi-los, além de não ter limite no número de melhorias e estilos de escrita sugeridos na tradução. Na versão gratuita, somente alguns mecanismos estão disponíveis e há limite de traduções com essas otimizações.

Sobre o DeepL

O DeepL Write é da empresa DeepL, conhecida pelo seu tradutor automático de mesmo nome (Android, iOS). Lançado em 2017, ele é baseado em inteligência artificial e usa redes neurais para entender o contexto das palavras. Hoje, é capaz de traduzir mais de 30 idiomas.

Foto: divulgação/DeepL