A Dotgo, integradora especializada em RCS, registra atualmente 1 bilhão de mensagens RCS enviadas por mês no mundo todo. Para se ter uma ideia da velocidade de crescimento do seu tráfego, no começo do ano passado a empresa computava cerca de 30 milhões de mensagens por mês. E a expectativa é de que o volume acelere ainda mais agora com a adesão da Apple a esse padrão de mensageria móvel, prevê o CEO da Dotgo, Inderpal Singh Mumick, em entrevista para Mobile Time.

“RCS agora é um serviço global de mensageria multiplataforma, funcionando para Android e iPhone. Não tem nenhum outro assim. O WhatsApp não é usado em todos os mercados. Há países que preferem Line, Telegram, Kakao… E nos EUA é o iMessage, que agora trabalha com RCS”, comenta.

Os países mais avançados

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Inderpal Singh Mumick, CEO da Dotgo

Índia, Brasil e México são os mercados mais avançados na adoção do novo padrão de mensageria móvel, aponta Mumick. Em comum, todos são mercados aonde o Android é muito forte, assim como o WhatsApp. Na prática, o fato de o WhatsApp já ter desbravado esses mercados com sua API de negócios abre as portas para o RCS, pois as empresas locais aprenderam a se comunicar com mensageria multimídia, avalia. Ele destaca também o desenvolvimento na Alemanha, Espanha, França, Reino Unido e Nigéria.

O CEO da Dotgo explica que as mensagens de marketing são o principal caso de uso do RCS, e reconhece que os altos preços cobrados pelo WhatsApp para esse tipo de mensagem contribuem para o avanço do rival. Mas reforça que o RCS também pode ser usado para atendimento/suporte e para notificações em geral. E lembra que leva vantagem sobre o WhatsApp por verificar o número telefônico pelo SIMcard do destinatário, o que o torna um canal mais seguro e confiável.

Estratégia da Dotgo

A Dotgo foi fundada há quatro anos na Índia e hoje pertence ao grupo indiano Gupshup. Seu foco está totalmente no RCS. Ela desenvolveu uma plataforma chamada RBM Hub que está conectada a 75 operadoras de 23 países ao redor do mundo para facilitar a entrega de mensagens e a monetização com RCS. Os clientes-alvo do RBM Hub são integradores e ISVs.

Além disso, oferece para operadoras móveis uma plataforma de MaaP (Messaging as a Platform), para simplificar e agilizar a adoção de RCS pelas teles. A Vodafone na Índia é uma das suas clientes de MaaP.

“O SMS é um serviço maduro, você consegue se conectar com qualquer um no mundo todo. O RCS é mais complexo, porque tem variações de APIs. Precisa estar conectado ao Google e a outras plataformas, e ter acordos comerciais com as teles. Por isso criamos o RBM Hub. Temos conexões comerciais e técnicas com teles no mundo todo, e construímos uma API padronizada para que qualquer desenvolvedor ou agregador consiga se integrar em um único lugar. Ou seja, tiramos toda a complexidade. Nosso produto o torna o RCS simples”, resume Mumick.

Análise

Não é apenas a Dotgo que vem registrando franco crescimento em RCS. Há vários outros relatos. No Brasil, uma das vozes mais ativas a favor do novo canal tem sido a Pontaltech, que destacou no Super Bots Experience o sucesso de um case com a Casas Bahia.

Porém, cabe lembrar que o WhatsApp anunciou recentemente uma importante mudança estratégica no modelo de negócios do WhatsApp Business API: vai parar de cobrar por conversas iniciadas pelos usuários com marcas e vai passar a cobrar por mensagem em vez de por sessão. Algumas fontes com as quais Mobile Time conversou acreditam que as mudanças seriam uma reação ao avanço do RCS. Porém, falta divulgar quais serão os novos preços, para avaliar o quão competitivo ele ficará em relação ao RCS e ao SMS.

Ilustração no alto: Nik Neves para Mobile Time