O Parlamento Europeu desenvolveu uma ferramenta com a inteligência artificial generativa da Anthropic, Claude, na Amazon Bedrock. A solução, batizada de Archibot, permite que pesquisadores e outros usuários façam pesquisas, recuperem e compreendam instantaneamente documentos acumulados desde 1952 e que, atualmente, somam mais de 2 milhões e equivalem a 5 quilômetros de papéis ou 2 terabytes de dados. São atas de reuniões, decisões tomadas, documentos recebidos em vários idiomas.

Entre os benefícios encontrados pelos responsáveis dos arquivos estão:

– Reduz o tempo de busca de documentos em 80%.

– Aumenta a satisfação do usuário em aproximadamente 60%.

– Processa 10 vezes mais consultas por mês.

– faz relatórios a partir dos documentos pesquisados.

– Torna mais de 2,1 milhões de documentos oficiais prontamente acessíveis para pesquisadores, formuladores de políticas, educadores e o público.

Se antes os interessados deveriam mandar um e-mail solicitando um número limitado de PDFs ou deveriam ir até os arquivos, em Luxemburgo, agora, com Archibot, as pesquisas podem ser feitas diretamente no site do Parlamento Europeu e em múltiplas línguas.

As principais funcionalidades do Archibot incluem:

– Resumo da legislação e história da UE sem ler documentos inteiros.

– Geração de busca aumentada por recuperação (RAG) – mecanismo que garante que as informações recuperadas sejam relevantes para a consulta ou contexto de entrada – para que os usuários possam consultar instantaneamente informações específicas e precisas.

– Funcionalidade para os usuários extrapolarem informações e construírem relatórios.

– Suporte linguístico além do francês para atender todos os Estados-membros da UE.

– Acessibilidade global para os usuários explorarem a história da governança da UE sem conhecimento especializado ou presença física em Luxemburgo, incluindo formuladores de políticas, pesquisadores e o público em geral.

A escolha por Claude

Os responsáveis pelos arquivos do Parlamento Europeu fizeram uma extensa pesquisa entre as IAs generativas disponíveis e escolheram Claude por usar a IA Constitucional, abordagem proprietária para o desenvolvimento de sistemas de inteligência artificial que incorpora valores e princípios fundamentais na IA durante o processo de treinamento. Outro ponto importante foi que o Archibot na Amazon Bedrock, proporcionou mais segurança, permitindo que se mantivesse controle de sua solução dentro de seu próprio ambiente de nuvem, na União Europeia.