A Qualcomm apresentou nesta semana o chipset móvel de 3 nanômetros Snapdragon 8 Elite. O chip é o primeiro da companhia a combinar 5G com Wi-Fi 7 por meio do modem Snapdragon X80 5G e do chip de conectividade Qualcomm 7900 Mobile Connectivity.
O Wi-Fi tem pico de velocidade de acesso de 5,8 Gbps e inclui a faixa de 6 GHz. Já o modem 5G está preparado para os padrões standalone (SA), non-standalone (NSA) e 5G Advanced (5,5G) em ondas milimétricas e sub-6GHz podendo atingir velocidade de download de 10 Gbps e upload de 3,5 Gbps.
Completa a parte de conectividade o Bluetooth 6.0 com duas antenas.
O Snapdragon 8 Elite porta ainda a CPU de segunda geração Oryon com arquitetura de 64-bit e velocidade de processamento de 4,32 GHz. Na parte gráfica, a plataforma móvel recebe a nova GPU Qualcomm Adreno com 40% de melhoria, ante a versão anterior, e suporte para Unreal Engine 5.3 para entregar gráficos mais renderizados e HDR Gaming.
Snapdragon com detecção de imagem e som fraudulentos
Em inteligência artificial, a fornecedora apresentou a nova NPU Qualcomm Hexagon que permite autenticar as imagens com o padrão de criptografia C2PA para garantir que a imagem ou áudio é real e não foi criada por inteligência artificial generativa. O processamento neural também tem 45% mais velocidade e melhoria de performance, se comparado com o modelo anterior, além de suporte multimodal para IA generativa.
Outro destaque é no sistema de imagem. O chipset suporta câmera tripla de 48 MP ou singular de 108 MP que permite tirar fotos de até 320 MP. Em vídeo, consegue reproduzir em 8K com 60 quadros por segundo (FPS) e capturar imagens em 120 FPS (60 FPS no escuro com ajuda de IA).
De acordo com a Qualcomm, uma série de smartphones devem ser lançados nas próximas semanas com o Snapdragon Elite 8, são eles: ASUS; Honor; iQOO; Motorola; Nubia; OnePlus; OPPO; RedMagic; redmi; realme; Samsung; Vivo; Xiaomi; ZTE.
Imagem principal: Chipset Snapdragon Elite 8 nas areias do Havaí durante o Qualcomm Summit (divulgação)