No Brasil, 93% da população entre 9 e 17 anos é usuária de Internet, e 92% desse público tem um responsável que também utiliza a rede. Há um avanço significativo na conectividade, com taxas superiores a 90% em todas as classes socioeconômicas. No entanto, 2 milhões de crianças e adolescentes ainda não acessam a web no país — seja porque não a utilizaram nos últimos três meses, seja porque nunca a acessaram, aponta a pesquisa TIC Kids Online Brasil 2024, apresentada nesta quarta-feira, 23.

Entre os 93% de usuários, ainda existem disparidades nos dispositivos usados para se conectar. Quase todos (98%) utilizam o celular. O acesso pela TV está em segundo lugar (69%). Já o uso do computador para acessar a web está em declínio, alcançando atualmente 37%. O videogame aparece por último, com 19% de uso.

Acesso a Internet por dispositivo

As classes A e B possuem uma maior variedade de dispositivos em comparação com as classes C e D. Entre as crianças das classes A e B, 76% acessaram a Internet via computador, enquanto nas classes D e E, essa proporção cai para 20%. “Ainda temos avanços a fazer para garantir uma conectividade mais significativa para essa população”, afirma Luisa Adib, coordenadora da pesquisa TIC Kids Online Brasil 2024.

A pesquisa também traz dados sobre a posse de dispositivos. Entre as crianças e adolescentes que usam Internet, 81% possuem seus próprios telefones celulares. Nas classes A e B, esse percentual é de 97%. Na classe C, 80% têm celular próprio, enquanto nas classes D e E, a taxa é de 77%. Entre os adolescentes mais velhos (15 a 17 anos), 93% possuem celular, mas, entre os mais jovens (9 a 10 anos), 67% relataram possuir um aparelho próprio.

Metodologia

O Cetic.br entrevistou 2.424 crianças e adolescentes de 9 a 17 anos e 2.424 pais ou responsáveis entre março e agosto de 2024 em todo o território nacional.