Claude ganhou a ferramenta de análise que permite que a inteligência artificial generativa da Anthropic realize cálculos matemáticos precisos e analise dados de arquivos como planilhas e PDFs, apresentando os resultados como visualizações interativas. A novidade permite que o assistente virtual escreva e execute código JavaScript para processar dados, realizar análises e gerar insights em tempo real.
Essa nova ferramenta de análise é baseada nas capacidades de codificação de ponta do Claude 3.5 Sonnet e é semelhante ao modo como o Code Interpreter do ChatGPT funciona com Python.
A partir de documentos enviados e no prompt desenvolvido, a IA generativa da Anthropic pode processar dados de maneira sistemática, seguindo etapas como limpeza, exploração e análise até chegar ao resultado desejado.
A Anthropic destacou a utilidade da nova ferramenta com alguns exemplos:
– um gerente de produto poderia enviar dados de vendas e pedir à IA uma análise de desempenho específica por país;
– um engenheiro poderia fornecer dados financeiros mensais e solicitar que a IA criasse um painel destacando as principais tendências;
– equipes de marketing podem enviar interações de clientes ao longo de todo o funil, e o assistente virtual destaca oportunidades para melhorar as conversões;
– equipes financeiras podem enviar dados financeiros mensais, e a IA generativa cria um painel financeiro para transmitir as principais tendências e auxiliar na tomada de decisões.
Vale lembrar que nesta semana a Anthropic anunciou a capacidade de sua IA trabalhar em computadores, analisando planilhas e dados dentro de uma máquina, a partir do lançamento do Claude 3.5 Sonnet. A empresa também apresentou um novo modelo, o Haiku.