A Vivo inaugurou a sua terceira usina solar com capacidade de 12.348 MWh/ano na Bahia nesta segunda-feira, 28. Localizada em Malhada, cidade a 785 quilômetros da capital Salvador, a unidade é a 70ª da operadora no Brasil e foi construída em parceria com Gera e Energea.
Instalada em uma área de 14,2 hectares, a nova usina solar gerou 33 empregos na fase de construção. A sua energia será injetada na rede da concessionária Neonergia Coelba para suprir os 140 pontos de consumo que a companhia tem na região.
Atualmente, a Vivo possui 35 mil pontos de consumo de energia em todo o Brasil. Esses pontos são alimentados por fontes renováveis em geração distribuída, sendo que a maioria (62%) é suportada por solar, seguida por hídrica (27%) e biogás (11%).
Com as 70 unidades de energia instaladas no Brasil, a operadora chega a uma capacidade de produção de 626.000 MWh/ano.
Vale lembrar que esta não é a única aposta da operadora em energia. Em junho, a Vivo criou uma joint-venture com a Auren, a Gud Energia. O seu foco é comercializar soluções de energia renovável para comércios, serviços e indústrias com possibilidade de até 30% de desconto na conta.
Além disso, a Vivo tem uma estratégia agressiva para eliminar a emissão de carbono até 2035 e ter uma operação mais sustentável. Isso passa por chegar a 85 usinas de energia renovável em seu portfólio.
Imagem principal: Unidade solar da Vivo em Malhada, Bahia (divulgação)