Controladora do Google, a Alphabet terminou o terceiro trimestre de 2024 com um lucro líquido de US$ 26 bilhões, um aumento de 33% ante US$ 19,5 bilhões de um ano antes. Por sua vez, o lucro operacional chegou aos US$ 28,5 bilhões, um incremento de 32,5% se comparado com US$ 21,5 bilhões do mesmo período em 2023.

Já a receita total da empresa no terceiro trimestre de 2024 foi de US$ 88 bilhões, alta de 15% contra US$ 76,5 bilhões de um ano antes.

Nesta terça-feira, 29, o CEO da companhia, Sundar Pichai, creditou ao “momento extraordinário” aos investimentos em inovação e inteligência artificial  da companhia, algo que “está dando frutos” com consumidores e empresas usando suas ferramentas.

Em seu perfil no X (antigo Twitter), o executivo afirmou que as chamadas de APIs para o Gemini, o volume de tokens e o uso de consumidores cresceram fortemente e que todos os sete produtos e plataformas com mais de 2 bilhões de usuários (Busca; Gmail; Android; Maps; Chrome; Play Store; YouTube) têm modelos do Gemini atualmente.

Receitas por área do Google

A receita com o Google Cloud subiu 35%, de US$ 8,4 bilhões para US$ 11,5 bilhões, em um movimento puxado pelo crescimento acelerado da nuvem e suas ofertas de infraestrutura para IA, soluções de IA generativa e produtos chave do seu portfólio.

Outro destaque que Pichai cita é o crescimento de 13% na receita de serviços do Google com US$ 76,5 bilhões, ante US$ 68 bilhões do terceiro trimestre de 2023, devido ao aumento da publicidade em sua plataforma. Em quase todas as categorias houve aumento do faturamento, como pode ser observado abaixo:

  • A receita de publicidade subiu 10%, de US% 59,5 bilhões para US$ 65,5 bilhões;
  • Google Search cresceu 11,5%, de US$ 44 bilhões para US$ 49 bilhões;
  • YouTube Ads passou de US$ 8 bilhões para US$ 9 bilhões, alta de 12,5%;
  • A Rede do Google (plataforma e serviços de publicidade) recuou 1,5%, de US$ 7,6 bilhões para 7,5 bilhões.

Fora do negócio de publicidade, a receita de assinaturas, plataformas e dispositivos também contribuiu com a alta do Google Services ao contabilizar US$ 10,5 bilhões, um incremento de 23,5% contra US$ 8,5 bilhões do terceiro trimestre de 2023.

Gastos operacionais

O destaque negativo do resultado desta terça-feira foi um aumento do prejuízo em atividades da Alphabet, de US$ 3,3 bilhões, o dobro ante US$ 1,6 bilhão do mesmo período no ano anterior. Isso ocorre especificamente por custo na demissão de pessoal e redução de contratos de locação de espaços corporativos.

Em especial, o Google anunciou no último dia 24 de outubro que está preparando uma reestruturação nos times do Gemini e do Google Services que trabalham no desenvolvimento do app do Gemini. Parte desses profissionais serão realocados para a equipe do Google DeepMind, outros não.

Além disso, a controladora confirmou que gastou US$ 607 milhões com encargos na redução de escritórios no terceiro trimestre de 2024.

Imagem principal: Sundar Pichai, CEO do Google, durante o Google I/O de 2024 (Reprodução/YouTube)

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!