Em seu novo reporte, a Canalys confirma o aumento de 5% das remessas globais de smartphones ao mercado no terceiro trimestre de 2024, agora com números mais precisos. Ao todo, foram 310 milhões de telefones celulares enviados ao varejo, o melhor desempenho de um terceiro trimestre desde 2021.

A Samsung se mantém na liderança, com 19% do market share ao vender ao varejo 57,5 milhões de unidades. A empresa de análise de mercado atribui o bom resultado ao lançamento de uma linha simplificada de dispositivos de entrada.

A Apple continua em segundo lugar com um recorde de 54,5 milhões de unidades, impulsionada pela forte estreia da série iPhone 16 em mercados emergentes. A empresa ficou com 18% de participação de mercado.

Na terceira posição está a Xiaomi, com 42,8 milhões de unidades e uma participação de mercado de 14%. OPPO e vivo completaram os cinco primeiros, enviando 28,6 milhões e 27,2 milhões de unidades, respectivamente, com bons desempenhos na região da Ásia-Pacífico.

A Canalys acredita que o bom desempenho da Apple se deve à Apple Intelligence e à vontade dos consumidores de trocar seus aparelhos mais antigos pelo iPhone 16 para experimentar a tecnologia.

Outro ponto observado pelos analistas da empresa está na produção diversificada da Apple na Índia, reduzindo os prazos de entrega, facilitando o atendimento de pré-encomendas e estimulando a demanda local. A produção suplementar de iPhones de gerações anteriores, como os modelos 13 e 15, na Índia também reforçou as remessas para os EUA e Europa, permitindo à fabricante recuperar participação de mercado no segmento intermediário e aproveitar a demanda por substituição. No entanto, a Canalys alerta para os obstáculos geopolíticos e o atraso no lançamento da Apple Intelligence, que podem prejudicar a marca no quarto trimestre ou até mesmo ao longo de 2025.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!