O Google Maps (AndroidiOS) e o Waze (Android, iOS) terão novas funcionalidades integradas ao Gemini, que devem aumentar a segurança de motoristas e pedestres, além de oferecerem mais informações sobre os trajetos. Entre os recursos do Maps está a sugestão de lugares para visitar ou fazer atividades. Uma vez que o usuário pedir sugestões de um determinado espaço, como bares para ir com os amigos ou parques para andar com a família, a IA não apenas dará uma relação desses locais, como também trará um resumo sobre como eles são avaliados por outros visitantes.

Outra novidade é a visualização imersiva, que será disponibilizada em mais de 150 cidades no mundo. A função também será incrementada com categorias de lugares a partir da próxima semana. Através de uma combinação entre inteligência artificial, imagens e visão computacional, ela oferecerá a visualização do espaço. Por meio da ferramenta, a pessoa ainda terá acesso às condições climáticas e o tempo estimado do trajeto. 

Para os motoristas, a navegabilidade será otimizada, com indicações de faixas de trânsito e de pedestres, além das placas de sinalização. O usuário também poderá relatar problemas nas vias em poucos comandos. Enquanto as chegadas ao destino estarão mais práticas, com a inclusão de destaques de entradas, vagas de estacionamento e notificação do app para que a pessoa marque o local onde deixou seu veículo. Se ela desejar, a ferramenta continuará orientando-a na caminhada até o destino final.

Waze atento

Com o Gemini, o Waze será capaz de identificar alertas que o motorista fizer por comando de voz. A função, chamada de Conversational Reporting, exige apenas um toque sobre o botão “Adicionar Alerta” para ser toda ouvidos a quem a acionou. Eventualmente, o app solicitará mais detalhes para saber se o aviso realmente procede. Por enquanto, ele será disponibilizado apenas em inglês e para usuários beta dos sistemas Android e iOS. De acordo com a big tech, a tendência é que o recurso comece a funcionar em outros idiomas nos meses seguintes.

unnamed

Alerta por comando de voz no Waze

A outra nova funcionalidade envolve áreas escolares. A aplicação alertará o motorista sobre sua proximidade a uma dessas regiões, quando recomendará que ele redobre a atenção e que diminua a velocidade. Além disso, adicionar esses locais será mais prático, segundo o Google.

Disponibilidade

As novidades não serão disponibilizadas de imediato para todos os usuários no mundo. No caso das sugestões de locais do Gemini, a partir da próxima semana, somente estadunidenses que usam Android e iOS poderão se beneficiar delas. A navegação aprimorada do Maps, por sua vez, começa a funcionar para eles no próximo mês e tem planos para que chegue a outros países, mas sem estimativa de quando.

Foto: Divulgação