A febre do pleito passou dos brasileiros, no final de outubro, para os norte-americanos, no começo de novembro. A minha dica de hoje não é para você ficar bem inteirado com o frenesi dos votos do Colégio Eleitoral dos Estados Unidos e ver quem ganhou a Flórida, o Texas, em Nova Iorque, na Califórnia ou Pensilvânia, mas como fugir desse rolê e sim, continuar bem-informado/a.

O aplicativo Today (Android, iOS), da NBC, traz as matérias apresentadas do programa matinal mais antigo dos EUA, uma instituição na vida dos norte-americanos. Criado em 1952, a proposta deste veículo é ser mais leve. Tanto que a cobertura jornalística da eleição não está na primeira página do app – o usuário precisa abrir a aba ‘sections’, clicar em ‘news’ para encontrar as matérias em texto e vídeo sobre a disputa entre Kamala Harris e Donald Trump.

Em seu lugar, o noticiário foca em notícias dedicadas à parentalidade, além de matérias de: cultura pop; animais de estimação; saúde e bem-estar; tendências norte-americanas; e dicas de culinária. Para quem quer matérias mais densas, o app tem uma área com reportagens mais longas, notícias do dia e entrevistas com grandes personalidades chamada ‘Sunday Today’ que pode ser encontrada em sections.

Mas o app do Today tem alguns pontos ruins:

  • A inteligência artificial que resume as principais notícias do dia, o Digest, não funcionou comigo;
  • Os vídeos são pequenos, embora possam ser exibidos em outras telas para pareamento com uma resolução maior (1080p), mas não trazem informações de data e horário de publicação – é muito comum cair em um vídeo antigo;
  • Tem legenda, mas é lenta e não funciona em todos os vídeos;
  • O app é totalmente em inglês e sequer tem opção em espanhol.

Tirando esses pontos, o app do Today é uma alternativa para acompanhar a manhã nos EUA e é bem fluido. Por exemplo, os vídeos são alternados com um simples deslizar de dedo. E tem a opção de aumento da fonte texto em até 150% para facilitar a visualização das matérias.