As perspectivas para a TIM são otimistas para os próximos anos. Se a projeção é de crescimento de 5% a 6% (na linha ou acima da inflação) no segmento móvel, em especial para os planos controle e pós-pago, a vertical B2B IoT Solutions também é promissora. Em dois anos e meio, a TIM acumulou o montante de R$ 613 milhões em receitas contratadas e a previsão é que a operadora alcance valor semelhante em menos tempo – até junho de 2025, com novos contratos. Ou seja, um acúmulo de aproximadamente R$ 1,2 bilhão.

As receitas contratadas fazem parte de projetos grandes de conectividade com contratos de cerca de cinco anos ou mais. Neste caso, os projetos são desenvolvidos e ativados ao longo de um período extenso, de anos até, explicou Fabio Avellar, VP de Receitas da TIM,  durante coletiva de imprensa sobre os resultados financeiros da operadora do terceiro trimestre de 2024, nesta terça-feira, 5. “A gente pode, nos próximos nove meses quase que dobrar tudo o que geramos de resultado nessa linha nos últimos dois anos e meio”, reforçou o executivo. “Esses R$ 613 milhões de receitas contratadas vão cair nos nossos resultados ao longo dos trimestres”, completou.

Entre as verticais responsáveis por gerar essa receita estão o agrobusiness, com 18 milhões de hectares cobertos, além das rodovias – com a operadora responsável por conectar 4,7 mil quilômetros de estradas – e “smart light”, ou luz inteligente.

Sem comentários

O CEO da TIM, Alberto Griselli não quis entrar em detalhes, mas adiantou que “nas próximas semanas” a operadora deverá lançar uma nova vertical de negócios.

“Não posso dar spoiler porque é um negócio de duas partes. Tem que ser um jogo combinado entre nós e as contrapartes. Em customer platforms, temos várias iniciativas lançadas e já demonstramos o interesse de explorar outras verticais. Já fizemos ações no setor de energia, seguros e temos várias coisas sendo discutidas à mesa, assim como um ações com o nosso fundo 5G”.

Griselli diz que a TIM está “nos finalmentes” de algumas iniciativas e prometeu que nas próximas semanas e até o fim do ano algumas delas serão apresentadas.

Vale dizer que o fundo 5G tem a operadora como investidora âncora e é administrado pela Upload Ventures. O montante aportado está em US$ 36 milhões e empresas como TopSport (plataforma de mídia de varejo baseada em IA) e Simetrik (plataforma de gestão financeira SaaS para América Latina B2B já foram beneficiadas.

Inteligência Artificial na TIM

A operadora também informou que completou a implementação do TIM AIX, ferramenta de copiloto em IA para operadoras de call center. A empresa testa um novo caso de uso de inteligência artificial generativa para gerar insights a partir de interações com seus clientes.

O trimestre também contou com o lançamento do programa de treinamento de IA para todos os colaboradores da operadora. A AI Academy pretende melhorar as habilidades dos funcionários para obter retorno em produtividade.

A interação digital com o cliente teve aumento de 7,5% ano contra ano; as faturas digitais representam mais de 97% (um incremento de 1,8 p.p A/A) e o Pix tem 55,3% de participação entre os meios de pagamento utilizados por seus clientes.

Parcerias

O Cartão de TODOS, que oferece serviços na área de saúde em parceria com a TIM, vem recebendo aproximadamente 20 mil novos clientes ao mês.

A parceria com o Descomplica, plataforma de educação digital, soma mais de 700 mil assinantes da TIM desde o início da parceria.

E, em publicidade, a operadora encerrou o trimestre com mais de 200 marcas executando mais de 800 campanhas em 2024.

 

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