O Itaú planeja adotar oficialmente a API de qualidade sob demanda (QoD) do Open Gateway dentro do seu app e nas máquinas de POS no começo de 2025, informou o head de telecom do banco, Augusto Nellessen, em conversa com Mobile Time após a sua participação no 50º Painel Telebrasil, nesta terça-feira, 5, em Brasília.

Tanto no app quanto na maquininha a API será usada para que os clientes do banco tenham prioridade quando fizerem pagamentos e transferências. Também está sendo avaliado se o serviço poderia ajudar traders que operam pelo app do banco.

“Precisamos letrar os times de produtos para entenderem as possibilidades de telecom. Podemos mudar radicalmente a jornada de produtos digitais”, comentou o executivo.

O banco vem realizando testes com a API de QoD desde o começo do ano em parceria com a Vivo. Recentemente, relatou que o serviço consegue atingir velocidades até cinco vezes maiores que a média de outros celulares na mesma rede, horário e local. Isso pode ser uma vantagem significativa para vendedores com máquinas de POS móveis em lugares lotados, como estádios de futebol e shows, por exemplo.

Obstáculo

O único obstáculo que pode atrasar o lançamento do Itaú é a demora das outras operadoras em disponibilizarem a API de QoD. Por enquanto, apenas a Vivo tem essa API para testes. O preço também não está definido, mas a expectativa é de que seja acessível, especialmente nesse modelo em que se pagará apenas pelo uso, que estará restrito a determinados aplicativos e transações.

Open Gateway e IA generativa

Nellessen acredita que soluções de inteligência artificial generativa terão muito a ganhar com as APIs de Open Gateway. “A IA generativa precisa de contexto. Sem contexto ela não faz nada. Vejo um futuro grande para o Open Gateway. Queríamos ter mais APIs do que as que já temos”, comentou.

América Latina

Na América Latina, 90% das conexões móveis estão em operadoras que suportam o Open Gateway, informou o diretor para a América Latina da GSMA, Lucas Gallito, presente no mesmo evento. O percentual está acima da média mundial, que é de 70%. Na semana passada, as operadoras argentinas anunciaram o lançamento conjunto de quatro APIs da iniciativa.

Foto no alto: painel sobre Open Gateway no 50º Painel Telebrasil. Augusto Nellessen é o terceiro da esquerda para a direita (Crédito: Fernando Paiva / Mobile Time)

*O jornalista viajou a convite da Conexis