| Publicada no Teletime | A operadora catarinense Unifique vê o mercado móvel 5G como grande aposta para crescer o faturamento da empresa. Durante a conferência de resultados trimestrais nesta quinta-feira, 7, o CEO da operadora, Fabiano Busnardo, disse que a companhia espera ter 3 milhões de acessos no serviço móvel até 2030.

De acordo com o CEO da Unifique, a meta é encerrar o ano de 2024 com 100 mil acessos de telefonia móvel. Já em 2025, a expectativa é de que esse número cresça para 300 mil.

Nessa vertical de negócio, a operadora encerrou o terceiro trimestre de 2024 com 59.754 acessos. Esses assinantes estão distribuídos em sete cidades em Santa Catarina e uma no Rio Grande do Sul – onde a companhia opera uma rede própria formada por 67 estações rádio base (ERBs).

“Além do desenvolvimento de novas torres, temos contratos com torreiras [empresas de torres], que firmamos recentemente. Acreditamos que isso vai dar mais celeridade para a implantação das novas ERBs e, como consequência, incentivar um pouco mais o crescimento dessa vertical, que é a nossa grande aposta do futuro”, disse Busnardo.

Vale lembrar que, em agosto, a Unifique recebeu sinal verde da Anatel para operar como uma operadora móvel virtual (MVNO) autorizada nos estados brasileiros (e Distrito Federal) onde a companhia não tem infraestrutura própria. Por trás disso, há uma parceria para uso da rede da TIM.

Unifique e o faturamento móvel

No terceiro trimestre de 2024, a telefonia móvel na empresa atingiu R$ 2,8 milhões em receita, o que corresponde a menos de 1% do faturamento da operadora no mesmo período – que foi de R$ 319 milhões. A expectativa é encerrar 2024 com uma receita de R$ 8 milhões nessa vertical. Para o ano que vem, a previsão é ainda maior: R$ 65 milhões.

“Eu não tenho dúvida que em 2026 essa vertical vai acelerar bastante; e aí acredito que a gente já possa pensar em algo perto de R$ 200 milhões [em receitas], caso nossas ações e incrementos produzirem efeitos. Estou bastante confiante que sim”, afirmou o CEO.

De acordo com ele, essa perspectiva positiva está relacionada ao fato de que cerca de 80% dos chips ativos hoje estão vinculados à venda de combos com o serviço de fibra. Além disso, o ticket médio da empresa com o assinante móvel é de R$ 45. Por enquanto, a Unifique vende apenas planos pós-pagos – embora a comercialização de chips pré-pagos no futuro não esteja descartada.

Estratégia

A estratégia para crescer no mercado móvel consiste em priorizar as cidades onde a Unifique já conta com infraestrutura fixa instalada. “Isso nos traz muita sinergia, pois já temos pessoas trabalhando e a rede disponível nesses locais. Então o custo de implementação do 5G é minimizado”, contou Busnardo.

Segundo o CEO, essas regiões prioritárias no momento oferecem maior capacidade para que a empresa consiga monetizar, o mais rápido possível, o investimento feito até agora com as estruturas de quinta geração móvel.

“Claro que em algum momento teremos que fazer cidades que estão mais distantes, mas para isso temos até 2030”, disse o executivo. As obrigações da Anatel para expansão do 5G nas cidades com menos de 30 mil habitantes começam em 2026.

 

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