|Atualizada em 14 de novembro de 2024 com inclusão do papel da TransUnion e correção sobre o funcionamento em redes 3G| As recentes alterações nos comandos de várias superintendências da Anatel fizeram com que o lançamento da Origem Verificada fosse adiado. O plano era que a solução fosse lançada na semana passada, durante a comemoração do aniversário da agência reguladora. Agora, os responsáveis pelo projeto estão alinhando uma nova data, provavelmente antes do final do ano.
O que é a Origem Verificada?
A Origem Verificada é uma solução proposta pela Anatel e encampada pelas operadoras de telecomunicações para a autenticação de chamadas telefônicas feitas por empresas para consumidores finais. A plataforma foi desenvolvida pela TransUnion e implementada pela Cleartech em uma operação coordenada pela ABR Telecom. Ela permite o cadastro de cada campanha telefônica individualmente, definindo nome da empresa que está ligando, seu logotipo e o motivo da ligação. Essas informações aparecem na tela de quem recebe a chamada, junto com um selo que valida a autenticidade daquele contato.
No portal de cadastro das campanhas, são informados também os números telefônicos que farão as chamadas e a data de início e de término da campanha. Tudo isso é validado pelas operadoras a cada ligação feita. A Cleartech cobra um pequeno valor pelo processo de autenticação de cada chamada. Existe um volume mínimo pré-contratado pelas operadoras.
Mas há desafios técnicos à frente. A Origem Verificada só funciona em sua experiência completa se o usuário final estiver em redes 4G/VoLTE e 5G, e se tiver um celular habilitado para o serviço. Na rede 3G, a experiência é parcial: acontece a autenticação da chamada e aparece somente o nome da empresa que está ligando.
Todos os terminais da Samsung com Android 10 ou superior estão parcialmente compatíveis. Eles conseguem apresentar o nome da empresa que está ligando e um checkmark acompanhado do texto “Número Validado”. Os modelos a partir de Android 14 têm a compatibilidade completa, podendo exibir também logomarca e o motivo da chamada. Os demais terminais, de qualquer fabricante, com Android 11 ou superior, têm compatibilidade parcial. Por sua vez, os aparelhos da Apple, a partir do iPhone 10, estarão compatíveis na próxima janela de atualização, esperada para dezembro de 2024.