Meta vai oferecer na União Europeia uma assinatura mensal sem publicidade em seus apps Facebook e Instagram 40% mais barata. Os moradores da região poderão escolher entre a assinatura sem publicidade e navegar pelos aplicativos de graça. Quem optar pela segunda alternativa, será possível escolher por visualizar publicidade “menos personalizada”.
De acordo com holding, a nova opção da versão gratuita com anúncios “menos personalizados”, utiliza menos dados, exibe anúncios com base apenas no contexto – o que a pessoa vê em uma determinada sessão no Facebook e Instagram – e usando um conjunto mínimo de dados, incluindo idade, localização, gênero e interação com anúncios.
Neste modelo, Meta também vai introduzir ad breaks – pausas obrigatórias durante a navegação no feed, nas quais os usuários são obrigados a assistir a um anúncio de três a dez segundos antes de continuar rolando de anúncios – de modo que anunciantes alcancem um público mais amplo.
Preços das assinaturas
A partir desta quarta-feira, 13, os preços serão os seguintes:
– de 9,99 euros/mês para 5,99 euros/mês – para acesso via web;
– de 12,99 euros/mês para 7,99 euros/mês – para acesso via dispositivos Android e iOS;
E para cada conta adicional listada no Centro de Contas do assinante no Facebook ou Instagram será cobrada uma taxa de 4 euros/mês na web e 5 euros/mês no iOS e Android.
De acordo com a Meta, os valores mudarão automaticamente para os assinantes atuais e será pedido a eles que decidam novamente se desejam assinar com este preço mais baixo.
A alternativa de Meta para atender conformidade na Europa
Meta lançou há cerca de um ano a assinatura sem anúncios da União Europeia, como uma maneira de estar em conformidade com o GDPR (Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados) e o DMA (Ato dos Mercados Digitais).
Mas o órgão regulador europeu não se deu por satisfeito e pediu alterações nas assinaturas. Por isso, Meta apresentou nesta terça-feira uma alternativa.