De acordo com estudo da Cisco, 25% das empresas brasileiras estão prontas para implementar suas políticas de inteligência artificial. O número é 4 p.p abaixo se comparado com o mesmo estudo realizado no ano passado, o Cisco 2024 AI Readiness Index.

A pesquisa foi realizada em 30 países, inclusive no Brasil, e ouviu 7.985 líderes de empresas seniores com 500 ou mais funcionários.

Apesar do número ainda baixo de companhias prontas para implementar a IA, 99% dos respondentes brasileiros disseram ter urgência para implantar a tecnologia. E 51% disseram que as empresas reservaram de 10% a 30% do seu orçamento de TI para a inteligência artificial.

Implementação da IA em empresas no mundo

O Índice mostra que as empresas investem na inteligência artificial. A previsão é que o orçamento de TI dessas companhias praticamente dobre nos próximos anos. Porém, quase metade das empresas afirma que as implementações de IA ficaram aquém das expectativas nas principais prioridades. Ou seja, o retorno sobre o investimento (ROI) ainda é baixo.

40% das empresas esperam que os investimentos que fizeram até agora atendam ou superem as expectativas este ano. E 59% acreditam que o impacto da IA ??nos seus negócios superará as expectativas após 5 anos.

A pesquisa mostra que 50% dos maiores impulsionadores da IA dentro das empresas estão em C-Levels. 66% dos entrevistados relatam que os conselhos administrativos são receptivos à IA, e 75% dizem o mesmo sobre suas equipes de liderança, uma queda na comparação com o estudo do ano passado, quando o número foi de 82% para ambas as categorias.

Não muito diferente do Brasil, metade dos entrevistados globais dizem que o orçamento da IA é de 10 a 30% do orçamento de TI. Porém, quase 50% relataram não ver benefícios ou ter ganhos abaixo do esperado em áreas como assistência, aumento ou automação de processos e operações. Segundo a Cisco, os resultados ressaltam que, embora as companhias estejam ansiosas para adotar e implementar a IA, sua capacidade e preparo para aproveitá-la totalmente continuam limitados.

Uma das hipóteses da empresa é que a ausência de bons resultados visíveis esteja relacionada à falta de processos adequados para medir com acurácia o impacto da IA. 38% dos respondentes disseram ter métricas claras e definidas para este propósito.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!