O Itaú confirmou nesta sexta-feira, 22, o lançamento do Pix Automático a partir de janeiro de 2025. Em uma jornada diretamente no app, o intuito da solução é trazer facilidade ao consumidor e ampliar a oferta de pagamentos recorrentes em outros setores da sociedade, uma vez que o débito automático permite apenas o pagamento contínuo para tributos e concessionárias.

Além de o diferencial do Pix Automático trazer qualquer setor para recorrência, como imóveis, saúde e educação, a nova modalidade de pagamento também tem outros diferenciais, como:

  • O recebedor não precisa fazer conexão com instituição uma a uma, basta selecionar um banco parceiro e ele será responsável pelo processamento;
  • A compensação diminuiu de cinco para dois dias com grades de pagamento em períodos de manhã e à noite.

Segundo Angelo Russomanno, diretor de pagamentos para pessoa jurídica do banco, a jornada do pagamento recorrente deixa o ambiente financeiro menos oneroso, além de trazer melhorias em tempo e comodidade para consumidores e recebedores. O executivo prevê um aumento de adimplência de 10 pontos percentuais quando o consumidor adere aos pagamentos automatizados.

Explicou ainda que a solução tem forte potencial de adoção e crescimento, pois um terço dos pagamentos no País têm característica de recorrência.

Vale dizer, o Banco Central colocou como data limite para os bancos oferecem o Pix Automático 16 de junho de 2025. Ou seja, o Itaú adianta em seis meses a ferramenta para seus consumidores.

Pix no Crédito do Itaú

Outra novidade apresentada pelo banco envolvendo Pix nesta sexta-feira é a oferta de Pix no Crédito. Nela, o consumidor poderá optar se fará um pagamento com o valor que possui em conta ou com o crédito de seu cartão. A solução funcionará para uma pequena base de clientes pessoas física e jurídica e permitirá pagamento em até 36 parcelas a partir deste final de 2024.

Iniciando com 30% na base PJ, a ideia, segundo Russomano, é colocar a “concessão de crédito totalmente integrada na jornada de pagamento”, uma vez que estará inserida na parte de conclusão de pagamentos no aplicativo e internet banking do Itaú. Afirmou ainda que o banco notou recorrência no uso da solução:

  • 33% dos clientes PJ voltam a usar a função de crédito no Pix;
  • 45% dos clientes que usaram não tomavam empréstimo com o Itaú;
  • 35% das empresas não tomavam empréstimo nem no Itaú e nem no mercado.

Na PF, a solução terá apenas o cartão de crédito como alternativa de pagamento, por enquanto.

Imagem principal: Frente de agência (Divulgação/Itaú)

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!