A implementação da Infovia 2 do projeto Norte Conectado vai ficar para janeiro de 2025. A informação foi confirmada pelo presidente da Entidade Administradora da Faixa (EAF), Leandro Guerra, durante a coletiva que confirmou a liberação da faixa de 3,5 GHz para o 5G no Brasil nesta terça-feira, 26.
De acordo com o executivo, a Infovia 2, arcabouço que conecta fluvialmente de Tefé/AM até Tabatinga/AM e depois um trecho terrestre em Atalaia do Norte/AM com 1,1 mil quilômetros de cabos de fibra ótica, está com dificuldades para avançar devido às secas na região amazônica.
“Essa Infovia (2) está prejudicada devido à seca rigorosa na região. Isso também não permite o desenvolvimento do projeto, pois os equipamentos precisam ser transportados fluvialmente”, disse Guerra. “A nossa perspectiva atual é lançar a Infovia 2 em janeiro do ano que vem”, completou.
Segundo dados da Anatel, a Infovia 2 beneficiará 370 mil pessoas em 12 cidades do Amazonas, além de conectar 85 escolas; 22 pontos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ); 12 unidades de saúde; 12 prefeituras; 7 centros de pesquisa; 4 pontos de defesa; assim como 30 aldeias e 12 mil indígenas ou ribeirinhas.
Outros trechos
A Infovia 2 faz parte da primeira etapa do projeto Norte Conectado que está entre as competências da EAF e suas contrapartidas após o leilão do 5G. Esta primeira parte ainda compreende as Infovias 3 e 4 que estão avançadas:
- A Infovia 3 tem trechos subaquáticos instalados entre Belém e Macapá e no começo de 2025 terá extensões para Afuá e Ponta de Pedra. E as capitais Belém e Macapá já tem backbone pronto;
- A Infovia 4, que liga Vila de Moura no Amazonas até Boa Vista em Roraima, tem um trecho subaquático que está em Caracaraí em Roraima, distante a 130 km de Boa Vista. Ali o cabo sobe e terá backbone terrestre.
De acordo com Guerra, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) autorizou a instalação dos cabos de fibra ótica da Infovia 4 à margem da BR 174 para o trecho entre Caracaraí e Boa Vista. Essa obra deve terminar em fevereiro de 2025.
Etapa 2 das Infovias
Na instalação das Infovias 5, 6 e 8, a etapa 2 do projeto, a EAF começou o trabalho de mapeamento e condições dos rios que receberão os cabos. A leitura da Infovia 5 que corre pelo Rio Madeira em Porto Velho já foi concluída. Por sua vez, a avaliação das Infovias 6 em Rio Branco e 8 em Cruzeiro do Sul deve terminar entre dezembro deste ano e janeiro de 2025, a depender das condições dos rios que sofrem com a seca do Amazonas.
Os cabos ópticos das três próximas Infovias foram contratados no exterior. O primeiro lote serão de cabos da Infovia 5, que devem chegar ao Brasil em fevereiro do próximo ano.
Anel óptico
O conselheiro substituto da Anatel e secretário-executivo do GAISPI, Vinicius Caram, afirmou ainda que o órgão vislumbra uma interconexão com Norte Conectado com outros PoPs do Brasil para fazer um anel óptico: “Nós (imaginamos) fazer esse anel óptico para dar redundância de tráfego no Brasil, não apenas da Praia do Futuro, mas de outros pontos do Sul do País para fazer um anel com o Pacífico e a América Central. Isso dará robustez de conectividade e desenvolvimento social local ao norte”, completou.
Imagem principal, da esquerda para direita: Leandro Guerra, EAF; Vinicius Caram, Anatel; Antonio Parrini, EAF (reprodução: YouTube/Anatel)