O C6 Bank (Android, iOS) anunciou nesta quinta-feira, 28, o lançamento da sua inteligência artificial generativa para apoiar os clientes do banco. Batizada como C6 Assistant, a solução é focada em operações transacionais (como Pix e pagamento de boletos) e estará disponível para os clientes do banco a partir da próxima segunda-feira, 2, dentro do seu aplicativo.
No app, a solução aparecerá como um prompt de conversação via barra de busca. Segundo Gustavo Torres, responsável pela área de inovação e experiência do C6 Bank, a assistente permeará toda a experiência do app, que foi repaginado para centralizar a experiência do usuário com a IA generativa.
Com a C6 Assistant, os clientes pessoa jurídica e pessoa física do banco poderão:
- Tirar print para pagamento com reconhecimento de chave Pix, valores ou código de barra;
- Encaminhar arquivos e imagens para o app reconhecer o pagamento;
- Encaminhar ou copiar textos para o chat;
- Abrir a câmera e fotografar;
- Digitar um comando para fazer uma transação.
Segurança da C6 Assistant
De acordo com José Luiz Santana, CISO do C6 Bank, o C6 Assistant foi construído em uma plataforma proprietária do banco em período de um ano e meio. Utilizando grandes modelos de linguagem (LLM) do mercado, a solução tem um arcabouço de segurança, como a exigência de biometria facial do cliente e medição do risco de transação com base em geolocalização e comportamento de uso. É verificado, por exemplo, se o usuário está fazendo uma transação dentro do seu local seguro (funcionalidade de segurança do app). Além disso, os arquivos de imagens de documentos passam por uma análise prévia.
Santana reforçou ainda que muitas dessas soluções foram construídas pelo banco nos últimos seis anos e que a maioria delas envolve IA, uma vez que o banco possui desde o começo times com profissionais especializados no tema, como cientistas de dados.
Principalidade e disponibilidade
Por sua vez, o CFO do C6 Bank, Philippe Katz, enfatizou que a solução chegará para toda a base de usuários e não apenas para a gama de alta renda do banco. Com isso, Katz espera que a assistente ajude a manter o cliente em sua instituição. A solução não trará cobranças adicionais aos clientes, uma vez que o custo é marginal.
Torres reforçou que os custos com IA generativa vem caindo fortemente nos últimos doze meses e, com isso, os valores são até 20 vezes menores que o começo da onda da IA generativa.
Ainda de acordo com o responsável pela área de inovação e experiência do C6 Bank, o lançamento da solução começa na próxima segunda-feira, 2. Mas será faseado e deve atingir todos os clientes até a próxima sexta-feira, 6.
Imagem principal: Tela de conversação da C6 Assistant (divulgação)