O CFO do C6 Bank (Android, iOS), Philippe Katz, afirmou que a inteligência artificial permeia toda a companhia e não fica apenas na assistente para o cliente que chegará ao app do banco. Com isso, a companhia está vendo melhoria nos resultados e na alavancagem operacional com um modelo baseado em IA, uma vez que a tecnologia está presente desde o começo do banco em 2019.
Durante conversa com a imprensa nesta quinta-feira, 28, o executivo exemplificou com casos de uso interno com IA generativa, como:
- Otimização de análise de custos na área financeira;
- Melhoria no reconhecimento de dados contratuais na abertura de conta de pessoa jurídica que reduziu de 1 dia para 30 segundos a análise, com 99% de assertividade;
- 80% de melhoria nas aprovações de contratos do time de câmbio, a partir do uso do ChatGPT Enterprise para validação de documentação do cliente;
- Redução de tarefas repetitivas para desenvolvedores com o uso do GitHub Copilot.
Com a utilização da IA generativa na operação do banco, Katz afirmou que a tecnologia ajuda a controlar e reduzir custos, além de aumentar a produtividade e melhorar a qualidade de processos e serviços. Sobre impactos da IA nas finanças do banco, o CFO explicou que não há um dado específico, mas já nota melhorias:
“O custo total da companhia no segundo semestre de 2022 foi de R$ 1,671 bilhão. No primeiro semestre de 2024, a carteira cresceu mais, de R$ 38 bilhões para R$ 47 bilhões (contra 2022), enquanto o custo total ficou em R$ 1,622 bilhão. Portanto, o custo ficou estável ao longo do tempo. Nos últimos quatro semestres o custo total está estável”, disse.
“E a receita total saiu de R$ 1,987 bilhão no segundo semestre de 2022 para R$ 4,145 bilhão no primeiro semestre de 2024. Então, isso (inteligência artificial) é parte do nosso modelo e da nossa alavancagem operacional”, completou Katz, ao afirmar que os dados são baseados no consolidado do banco.
Cliente final no C6
Além da IA na operação, a assistente C6 Assistant para os clientes pessoa física e pessoa jurídica chega ao aplicativo do banco a partir do próxima segunda-feira, 2. Repaginado, o app trará a solução com um ícone na busca e cinco funções:
- Tirar print para pagamento com reconhecimento de chave Pix, valores ou código de barra;
- Encaminhar arquivos e imagens para o app reconhecer o pagamento;
- Encaminhar ou copiar textos para o chat;
- Abrir a câmera e fotografar;
- Digitar um comando para fazer uma transação para um contato da lista.
Para o primeiro trimestre de 2025, o C6 ainda programa lançar outras funções, como controle de investimento, contextualizações dos gastos do cartão de crédito, listar e programar o pagamento de boletos DDA e conversar por voz com a assistente.
C6 e TIM
O executivo foi questionado sobre a arbitragem com a TIM. Katz afirmou que a questão ainda está em curso e em sigilo. Logo, não há novidades no momento.
Importante recordar, a TIM entrou com um processo de arbitragem contra o C6 Bank no Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá em julho de 2021. O intuito da operadora é discutir cláusulas de contrato e, sem essas mudanças, a TIM acredita que a parceria pode ser desfeita sem a aquisição de participação acionária no banco e com a cobrança de uma multa.
Desde março de 2020, o C6 Bank tem parceria firmada com a TIM para uma oferta conjunta de serviços financeiros e de telecomunicações.
Imagem principal dos executivos do C6 Bank, da esquerda para direita: Felipe Salles (em pé), economista-chefe; Phillip Katz, CFO; responsável pela área de inovação e experiência, Gustavo Torres; José Luiz Santana, CISO (sentados) (crédito: Henrique Medeiros/Mobile Time)