Em novembro, o ranking dos 10 apps mais baixados no Brasil somando Android e iOS mudou bastante em relação a outubro. Cinco títulos saíram da lista (e-Título, Mini Games Calm & Relax, Gov.br, ReelShort e ChatGPT) e deram lugar a outros cinco (Shopee, Pokemon TCG Pocket, Kwai, WhatsApp e Nubank). Os dados somam as lojas App Store e Google Play e provêm da plataforma AppMagic, à qual Mobile Time tem acesso,
A principal novidade foi a entrada do Pokemon TCG Pocket (Android, iOS), versão digital do jogo de cartas colecionáveis do Pokémon, lançado mundialmente em 30 de outubro. Em apenas um mês de operação, o game teve 3,2 milhões de downloads e ocupou a sétima posição no ranking brasileiro. O Brasil respondeu por pouco mais de 10% das instalações mundiais do jogo em novembro, que totalizaram 30,3 milhões – Pokemon TCG Pocket foi o oitavo aplicativo mais baixado do mundo no mês passado.
Os outros quatro apps a entrar na lista dos dez mais baixados já fizeram parte dela em outros meses, não sendo, portanto, uma grande novidade. Merece destaque porém o décimo primeiro lugar: o Itaú (Android, iOS) teve 2,5 milhões de downloads em novembro, subiu seis posições e quase entrou nesse ranking nacional dos 10 mais instalados. Sua subida se deve provavelmente à série de novas ferramentas adicionadas ao app nas últimas semanas.
A liderança e a vice-liderança continuaram com os marketplaces Temu (Android, iOS) e Mercado Livre (Android, iOS), respectivamente. Desta vez os dois ficaram praticamente empatados, com 4,8 milhões (Temu) e 4,77 milhões (Mercado Livre) de downloads.
Veja abaixo a lista dos apps mais baixados em novembro com as respectivas quantidades de downloads
1- Temu (4,8 milhões)
2- Mercado Livre (4,8 milhões)
3- Instagram (3,9 milhões)
4- TikTok (3,5 milhões)
5- Threads (3,4 milhões)
6- Shopee (3,2 milhões)
7- Pokemon TCG Pocket (3,2 milhões)
8- Kwai (3,1 milhões)
9- WhatsApp (2,8 milhões)
10- Nubank (2,7 milhões)