A Intel anunciou nesta segunda-feira, 2, a aposentadoria de seu CEO, Pat Gelsinger. O executivo deixou efetivamente o comando da companhia no último domingo, 1. Em seu lugar, a empresa promoveu dois executivos temporariamente para atuarem como co-CEOs:

  • O CFO e vice-presidente executivo David Zinsner;
  • A vice-presidente executiva da divisão de client computing (CCG), Michelle Johnson Holthaus, que, além de atuar como co-CEO, também foi promovida como CEO da Intel Products.

O cargo de CEO da Intel Products foi criado a partir das mudanças anunciadas nesta segunda. Além da CCG, Holthaus será responsável pelas áreas de negócios de data center e inteligência artificial, assim como redes e edge.

Além da saída de Gelsinger, que deixa a companhia após 40 anos de trabalho, e a nomeação dos dois executivos para sua função, o conselheiro independente Frank Yeary assume interinamente a presidência do conselho e guiará a escolha de um novo CEO.

O conselheiro e os executivos destacaram o papel de Gelsinger no lançamento e na revitalização das plataformas da empresa. Também afirmaram que a criação do Intel Products e a liderança de Holthaus garantirá a entrega das tecnologias que os seus clientes e consumidores demandam.

Vale lembrar que a empresa tem apostado fortemente na evolução dos chipsets para atender a demanda dos consumidores em temas como a inteligência artificial. Mas a demanda não se comprovou tão forte e a companhia anunciou a demissão de 15 mil empregados em agosto deste ano. Na época, a Intel registrou um prejuízo de US$ 1,6 bilhão no segundo trimestre, o que fez a empresa adotar uma estratégia de ser mais enxuta.

Experiências do novo comando da Intel

O novo presidente do conselho, Yeary, também é sócio da empresa de investimento Darwin Capital Advisors, está no seu board desde 2009 e teve passagens como vice-reitor na Universidade da Califórnia, além de cargos de liderança no Citigroup. Ele acumula cadeiras nos boards da PayPal e da Mobileeye (spin-off da Intel).

Por sua vez, Holthaus trabalha desde 1996 na companhia especializada em chips e passou por diversas posições de liderança em marketing, comunicação e vendas, em especial na liderança de vendas de produtos voltados para notebooks, desktops, 2 em 1 e tablets.

Zinsner está na companhia desde janeiro de 2022 e antes foi CFO da Micron, Affirmed Networks e Analog Devices.

Imagem principal: Arte de Nik Neves para Mobile Time

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!