Uma parceria entre a CUFA RS (Central Única das Favelas do Rio Grande do Sul), o Governo do Estado, a Defesa Civil e a TIM beneficiará 120 mil famílias em situação de vulnerabilidade. O projeto, organizado pelas secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes) e de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), oferecerá chips com 3 GB de Internet e 100 minutos de ligações mensais, renováveis por seis meses.
Os dados poderão ser acumulados para o mês seguinte, caso não sejam totalmente utilizados. A iniciativa busca fortalecer a comunicação em áreas de risco e promover o uso da tecnologia como ferramenta de inclusão social e prevenção de desastres.
Por meio da ferramenta Defesa Civil Alerta, que utiliza tecnologia de cell broadcast, a Defesa Civil poderá enviar mensagens diretamente para os celulares de pessoas em regiões afetadas por desastres naturais, como as enchentes ocorridas no meio do ano.
Ação de Natal no RS
Como parte de uma ação natalina no estado, a distribuição dos chips começará na segunda quinzena de dezembro, atendendo moradores de municípios e bairros mapeados pelo programa RS Seguro, como a Vila Farrapos, em Porto Alegre. No entanto, a ação também abrange outras localidades, permitindo que qualquer interessado solicite e retire os chips nos pontos indicados no site ou pelos Correios.
Além de ampliar a proteção às comunidades, a iniciativa possibilita que os recursos antes destinados à internet sejam redirecionados para outras necessidades, como a compra de alimentos. O projeto também visa promover a inclusão digital, permitindo que as famílias utilizem a conectividade para empreender ou acessar serviços essenciais do dia a dia.
Para inscrições e mais informações, acesse o site oficial da ação.