A norte-americana nativeMsg, empresa especializada em comunicação por RCS, chegou ao Brasil, atraída pela grande penetração de Android e pela mentalidade inovadora das operadoras locais, que apostaram cedo no RCS, explica seu CEO e fundador, Brian Stafford, em conversa com Mobile Time.  Para coordenar a operação local, foi contratado o executivo Ricardo Bonassi.

Fundada em 2017, a nativeMsg desenvolveu uma plataforma no code para gerenciamento de comunicação por RCS, que inclui diversos templates que agilizam o processo, além de uma ferramenta para a criação de bots. A empresa também conta com uma solução patenteada que permite a comunicação por RCS através de um navegador web, independentemente do sistema operacional do smartphone.

“Nós procuramos simplificar o RCS a partir da compreensão do ecossistema do nosso cliente”, explica Stafford. O foco está principalmente na oferta de uma experiência, não meras notificações ou transações, acrescenta.

Estratégia para o Brasil da nativeMsg

No Brasil a nativeMsg tem conversado com múltiplos setores, incluindo varejo, entretenimento, esportes e viagens.

“Queremos estar no shortlist dos grandes players de RCS na América Latina”, diz Bonassi.

A empresa também pode vender a sua plataforma de RCS como um serviço para operadoras que ainda não contam com esse canal de comunicação. Há conversas em andamento com MVNOs brasileiras nesse sentido, por exemplo.

A respeito da competição com o WhatsApp, a nativeMsg entende que um canal não substitui o outro. Mas enxerga uma vantagem para o RCS por ser uma tecnologia nativa nos telefones. “Os dois canais (WhatsApp e RCS) são muito poderosos, mas acredito que o fato de ser nativo confere uma vantagem a longo prazo para o RCS”, aposta Stafford.

Sobre a adesão da Apple ao RCS, o CEO da nativeMsg aposta que isso aumentará o interesse pela tecnologia nos EUA e pode fazer com que se conquiste inclusive um pedaço significativo da comunicação P2P, ou seja, entre os próprios consumidores.

 

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