Com mais de 2 milhões de emissões da nova CIN (Carteira de Identidade Nacional), Minas Gerais lidera o ranking dos estados brasileiros com mais emissões do novo documento. Completam o ranking o Rio Grande do Sul, com 1,7 milhão, e o Rio de Janeiro em terceiro, com 1,4 milhão de CINs.
De acordo com dados divulgados nesta sexta-feira (6) pelo MGI (Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos), ao todo, mais de 16,6 milhões de novas identidades já foram expedidas em todo o Brasil. A CIN adota um padrão nacional que utiliza o CPF como número único de identificação da pessoa.
Através do novo documento, a ideia é que o cadastro administrativo em plataformas do governo se torne mais fácil e melhore os serviços públicos, além de reduzir o número de fraudes. Integrando os cidadãos e a administração pública.
A implementação da nova Carteira de Identidade Nacional está diretamente associada ao desenvolvimento da Infraestrutura Pública Digital (IPD). Ela é composta por sistemas digitais que prometem ser seguros e interoperáveis, utilizando padrões abertos para garantir o acesso equitativo a serviços públicos e privados.
A PID está integrada à plataforma GOV.BR, que já conta com mais de 162 milhões de usuários e disponibiliza mais de 4,3 mil serviços digitais.
A emissão da CIN está disponível nos Institutos de Identificação de todos os estados e do Distrito Federal, bastando apresentar somente a certidão de nascimento ou de casamento para solicitar a nova carteira. O prazo para substituição do antigo RG pelo novo documento vai até 2032. Mais informações estão disponíveis no site gov.br/identidade.