| Mobile Time Latinoamérica | De acordo com um relatório do Counterpoint’s Market Monitor, 23% dos envios de smartphones para a Colômbia no terceiro trimestre de 2024 corresponderam a dispositivos habilitados para 5G, evidenciando a rápida adoção dessa tecnologia no país.
Esse crescimento dos dispositivos 5G na Colômbia começou após o leilão de espectro realizado em dezembro de 2023 pelo Ministério de Tecnologias da Informação e das Comunicações (MinTIC).
Desde então, os envios de smartphones 5G cresceram seis vezes em relação ao mercado geral e quatro vezes em comparação com os dispositivos 4G. Apesar de os dispositivos LTE ainda dominarem com 72% de participação, os envios de 5G registraram um aumento de 12% em volume desde o leilão.
Marcas líderes no segmento 5G
A Samsung continua sendo a líder do mercado 5G na Colômbia, com uma participação de 25% em 2024, graças à sua série A, que domina o segmento de preço médio.
No entanto, marcas como Xiaomi e Motorola também se destacam. A Xiaomi, com um crescimento de 180% nos envios de 5G desde o leilão, alcançou uma participação de 22%. Já a Motorola obteve um crescimento recorde de 225% nesse segmento, impulsionada pelo sucesso de seu modelo Moto G34.
Crescimento na base de assinantes
Além dos envios de dispositivos, a base de assinantes 5G também apresenta um crescimento acelerado. Segundo a Comissão de Regulação de Comunicações (CRC), os assinantes de 5G chegaram a 2,1 milhões no segundo trimestre de 2024, tornando-se a terceira tecnologia mais utilizada no país.
Esse aumento, de 116% de um trimestre para o outro, é atribuído principalmente ao segmento pós-pago, que superou 1,7 milhão de assinantes.
No entanto, o 5G ainda não alcançou o número de assinantes do 4G, que somou 40,9 milhões de usuários, o que representa 86% do mercado.
Com a rápida adoção dessa tecnologia, os fabricantes de smartphones e as operadoras móveis estão impulsionando o desenvolvimento do 5G devido à sua rentabilidade e à crescente demanda por serviços de maior velocidade e qualidade.