| Mobile Time Latinoamérica | Mais de 6,3 milhões de linhas móveis trocaram de operadora em 2024 no Peru, estabelecendo um novo recorde nos últimos cinco anos, de acordo com o Organismo Supervisor de Inversión Privada en Telecomunicaciones (OSIPTEL). Esse aumento reflete a crescente concorrência no setor e beneficia diretamente os usuários ao oferecer mais opções e melhores serviços.

O crescimento das portabilidades reforça a dinâmica do setor de telecomunicações no Peru, permitindo que os usuários aproveitem ofertas mais atraentes e serviços de maior qualidade.

A portabilidade numérica: um pilar da concorrência

A solução que permite aos usuários manterem seus números ao mudarem de operadora, tem sido uma ferramenta essencial para dinamizar o mercado de telecomunicações.

Em 2024, esse mecanismo registrou um crescimento de 12,3% em relação a 2023, impulsionado principalmente pelas portabilidades de linhas móveis pós-pagas, que representaram 73,8% do total, com mais de 4,6 milhões de mudanças de operadora. Esse número é o mais alto nos últimos dez anos. Já as linhas pré-pagas somaram 1,6 milhão de portabilidades, correspondendo a 26,2% do total anual.

Nos resultados líquidos (diferença entre linhas ganhas e perdidas), Claro, Entel e Dolphin lideraram o ano com saldos positivos de 181.183, 137.201 e 1 linha, respectivamente.

Por outro lado, operadoras como Movistar, Bitel, Flash e Guinea Mobile encerraram o ano com saldos negativos. A Movistar teve a maior perda, com 239.711 linhas a menos, seguida pela Bitel, que perdeu 71.177 linhas.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!