Os gastos com equipamentos para o acesso fixo sem fio (Fixed Wireless Access, FWA) devem crescer 7% em 2024 –incluindo equipamentos RAN, CPE residencial e receitas de roteadores e gateways empresariais. Os números do ano passado ainda não foram compilados. De acordo com dados do Grupo Dell’Oro, empresa de consultoria de mercados, o motivo para o crescimento é sua facilidade de implantação e a disponibilidade mais ampla de redes 4G LTE e 5G Sub-6GHz além de ser impulsionado pelo aumento de assinantes residenciais na América do Norte e na Índia.

O estudo também aponta que:

– Entre 2023-2027, a receita total com equipamentos FWA deve crescer 17%;

– O número de assinantes a longo prazo deve crescer em mercados emergentes como Sudeste Asiático, Oriente Médio e África, devido à atualização de suas redes de 3G para 4G;

O estudo da Dell’Oro também aponta que a conectividade de banda larga via satélite será um facilitador importante da conectividade em mercados emergentes, mas também em áreas rurais.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!