As fabricantes Nokia e Ericsson reuniram na última quinta-feira, 16, líderes da indústria e formuladores de políticas europeus em Bruxelas para a cúpula New Industrial Ambition for Europe. O evento, que contou com o apoio de empresas como ASML e SAP, buscou debater estratégias para garantir a competitividade do continente no cenário tecnológico global e atrair investimentos ao setor.

O evento contou com a presença de importantes representantes políticos e empresariais para discutir a implementação dos relatórios Draghi e Letta. O relatório destaca ações necessárias para o fortalecimento do mercado digital europeu, além da criação de um ambiente regulatório mais favorável e a promoção de investimentos em conectividade avançada.

Entre os palestrantes da reunião estavam Pekka Lundmark, presidente e CEO da Nokia; Börje Ekholm, presidente e CEO da Ericsson; Christian Klein, CEO da SAP; e Christophe Fouquet, CEO da ASML.

Os relatórios Draghi e Letta são na verdade dois documentos estratégicos apresentados em 2024 por duas personalidades influentes da política europeia, os ex-primeiros-ministros da Itália Mario Draghi e Enrico Letta.

Ambos os relatórios são complementares e servem como um guia para a União Europeia enfrentar os desafios na questão da competitividade global, principalmente em relação às economias dos Estados Unidos e da China. Eles destacam a necessidade de uma atuação coordenada entre governos, empresas e instituições europeias para garantir o futuro econômico e tecnológico do continente.

Os desafios apontados incluem a defasagem em pesquisa e desenvolvimento (P&D) dos países europeus em relação aos Estados Unidos e à China, com um déficit de 450 bilhões de euros em capital no setor tecnológico, além da necessidade de consolidar o mercado de telecomunicações e reduzir a fragmentação regulatória. De acordo com o relatório, esse déficit representa uma desvantagem de produtividade de 20% ao ano.

Entre os temas discutidos na reunião, destacou-se a importância de colocar em prática os relatórios Drahi e Letta, além da implementação completa da 5G Security Toolbox em todos os países-membros, alinhando as metas de conectividade com os objetivos de sustentabilidade da União Europeia. A cúpula também ressaltou a necessidade de modernizar a administração pública, simplificar a regulação, fomentar o acesso a capitais e atrair talentos para o setor tecnológico.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!