Anunciada em outubro do ano passado, a NuCel, a operadora móvel virtual (MVNO, na sigla em inglês) do Nubank (Android, iOS), já está disponível para a base de clientes do banco digital. A partir desta segunda-feira, 20, a aba da NuCel ficará à mostra no app da instituição financeira para seus usuários de todo o Brasil, que receberão, aos poucos, notificações sobre a nova oferta. Será possível fazer o plano diretamente pelo app.

Entre as novidades, os clientes da operadora móvel terão a possibilidade de poupar dinheiro em uma Caixinha com rendimento de 120% do CDI.

A MVNO é fruto de parceria com a Claro em um modelo de negócios de compartilhamento  de receita (revenue share).

O serviço será oferecido aos clientes já cadastrados em uma lista de espera e a operadora ficará disponível gradualmente para a base de usuários do Nubank. Vale lembrar que a NuCel funcionará somente em aparelhos habilitados para eSIM.

Planos da NuCel

O NuCel conta com três opções de planos:

– 15 GB por R$ 45/mês

– 20 GB por R$ 55/mês

– 35 GB por R$ 75/mês

Todos os planos incluem:

– Pacote de voz ilimitado, válidos para ligações locais e interurbanas;

– WhatsApp ilimitado, incluindo ligações de voz e vídeo;

– Acesso ilimitado ao aplicativo do Nubank;

– Acesso a uma Caixinha exclusiva, com rendimento de 120% do CDI dos valores depositados pelo cliente, com limite de até R$ 10 mil, e por pelo menos um ano;

– Cobertura de 93% do território nacional e conexão 5G.

Nesta fase, o pagamento será debitado automaticamente no cartão de crédito.

Contrato de exclusividade com a Claro

Ao ser anunciada, em outubro do ano passado, a MVNO gerou contestação por parte da área técnica da Anatel por conta da cláusula de exclusividade com a Claro. Os técnicos da agência entenderam que o Nubank não poderia firmar contratos similares com outras operadoras. Em relatório datado de abril deste ano, representantes da Anatel sugeriram que a homologação do contrato fosse condicionada à retirada desta cláusula. Nubank e Claro conseguiram homologar o contrato e levar a decisão sobre a cláusula para o conselho diretor da agência reguladora, que acabou prorrogando por 120 dias esta análise.

Tanto Claro quanto Nubank argumentam que o regulamento de MVNOs não proíbe a exclusividade da credenciada com uma operadora específica. De fato, o regulamento procura garantir o direito de a credenciada fechar contrato com mais de uma operadora, se assim desejar. No artigo 7, parágrafo único, do regulamento de MVNOs está escrito: “O Credenciado pode deter Contrato para Representação com mais de uma Prestadora Origem em uma determinada Área de Registro.” Porém, a superintendência de competição da Anatel pondera que houve decisões recentes do conselho vedando esse tipo de exclusividade.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!