Hoje, pouca gente se lembra (ou, dependendo do caso, sequer havia nascido na época), mas há alguns anos, para ouvir música, era necessário baixar a faixa escolhida para ouvi-la no celular — e isso sem contar os CDs e a época pré-celular. Tudo isso mudou, claro, há cerca de 10 anos, com a chegada dos streamings de música, sendo a Deezer uma das primeiras plataformas a desembarcar aqui no Brasil.

De origem francesa, o app chegou ao país em janeiro de 2013 com a promessa de transformar a forma como os brasileiros consumiam música, e neste o início de 2025 celebra 12 anos de atuação no Brasil.

A Deezer foi fundada em Paris, em 2007, cerca de um ano depois de sua concorrente verde sueca. Criada por Daniel Marhely e Jonathan Benassaya, a plataforma nasceu como Blogmusik, um site que permitia ouvir músicas online, mas precisou se reinventar para atender a algumas questões de direitos autorais. 

Após esse episódio, a plataforma foi reformulada e ganhou o nome Deezer, buscando integrar artistas, gravadoras e ouvintes em uma experiência acessível e global. Até 2011, a plataforma estava disponível somente na França, Bélgica e Reino Unido, com planos de expansão para as Américas e outros países do continente europeu até o final de 2012.

Deezer no Brasil

No Brasil, a Deezer chegou 1 ano antes do Spotify, período em que o mercado nacional passava por um período de transição no consumo de música, quando a pirataria ainda era um grande desafio e os downloads pagos começavam a perder espaço para serviços de streaming.

Percebendo o potencial de consumo no mercado brasileiro, a plataforma chegou por aqui com uma parceria com a TIM, que disponibilizou o serviço de streaming integrado a seus planos de telefonia. A estratégia deu tão certo que a parceria foi renovada no ano passado. 

Atualmente, a plataforma já está presente em mais de 180 países, e conta com mais de 10 milhões de assinantes globais. O Brasil representa o segundo maior mercado da empresa, ficando atrás apenas da França.

 

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