O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, foi às redes sociais depois que o alerta de chuvas que usa a tecnologia cell broadcast soou nos celulares da cidade na tarde desta quarta-feira, 29. O sistema batizado como Defesa Civil Alerta tinha a seguinte mensagem: “Defesa Civil: Cidade do Rio permanece em Estágio 2. Pancadas de chuva até o fim da noite de hoje (29/01). Evitem áreas alagadas Emergência: ligue 199”.
Os alertas aparecem na tela de forma sobreposta e destacada de outros conteúdos, utilizando a tecnologia cell broadcast (CB) e chega com um aviso sonoro – que funciona mesmo quando o celular está no silencioso. Para ser fechada, a mensagem precisa de ação do usuário, dando mais destaque ao aviso.

Aviso enviado aos celulares no Rio de Janeiro
Esta é a primeira vez que a cidade do Rio de Janeiro recebe o alerta.
“Hoje, a gente usou pela primeira vez um sistema em que independentemente de você estar cadastrado ou não, se está numa área da cidade, ou em toda a cidade, a gente vai mandar um alerta”, disse Paes em seu vídeo para as redes sociais. “É para dar susto mesmo, é para chamar a atenção para que as pessoas entendam que tem risco de chuva forte hoje até o final da noite, como disse o aviso. É para as pessoas se planejarem, olharem, não irem para área alagada. Programar sua vida para não ficar numa situação ruim ou que coloque sua vida em risco”, afirmou.
“Daqui para frente, a gente espera que, quando for necessário, a gente mande esse alerta. Desculpa pelo susto. Minha mulher disse que quase infartou, minha mãe disse que quase desmaiou, minha filha quer me matar, mas acho importante que a gente entenda que a participação de todos é fundamental. Isso é civilidade também”, finalizou o prefeito no vídeo.
Como funciona o sistema de cell broadcast
Os alertas são georreferenciados com base nos polígonos estipulados pelas estações rádio base (ERBs) das operadoras. A mensagem se sobrepõe a qualquer outra função que estiver sendo utilizada no momento do envio.
Na última sexta-feira, 24, a cidade de São Paulo recebeu pela primeira vez a notificação por conta de chuvas fortes que se espalharam pela capital.
Além de informar sobre o perigo, o sistema também pode fornecer instruções sobre locais e pontos seguros.
Imagem principal: ilustração produzida por Mobile Time com IA