[Matéria atualizada em 31/01/25, às 13h55 para inserir locação no título e início das operações do QPreço] Em dez anos de atuação, o QuintoAndar (Android, iOS) já realizou 25 milhões de visitas em imóveis – são 450 mil visitas mensais –, e acumula mais de 700 mil transações de compra, venda e locação que somam mais de R$ 200 bilhões. Ao todo, ajudou mais de 2 milhões de pessoas a encontrarem seus imóveis para morar.
Nos últimos cinco anos, a empresa cresceu cinco vezes em número de imóveis administrados e fez em média mais de 2 mil transações por mês.
Os números foram apresentados em evento em São Paulo, nesta quinta-feira, 30, quando a empresa apresentou dois novos produtos: o QPreço, que ajuda o proprietário a fazer a precificação do imóvel, e a nova ferramenta de busca, que conta com inteligência artificial generativa.
QPreço
Disponível de graça, a calculadora QPreço mistura dados públicos (como IPTU e ITBI), histórico de mercado, milhares de anúncios da plataforma e tecnologia para oferecer uma precificação para o imóvel, seja para alugar ou para vender. A ferramenta também centraliza informações sobre o mercado imobiliário.
A ideia é que o preço seja realista e compatível com o imóvel.
“A calculadora descobre quanto vale o seu imóvel. Ela mostra o valor mais indicado de acordo com sua estratégia para alugar ou vender”, diz Larissa Fontaine, CPO do QuintoAndar.
A QPreço também faz análise do preço do imóvel publicado, que classifica o valor como abaixo, dentro da média ou acima daquela região e de acordo com o perfil do imóvel, além de mostrar o histórico dos valores negociados por aquele imóvel em contratos anteriores.
Há também Páginas de Condomínios, que organiza e centraliza informações sobre condomínios, com descrição do espaço comum, fotos atuais, metragem dos imóveis e média do valor das transações realizadas no prédio.
Por fim, há ainda a Área QPreço, em que proprietários acessam dados atualizados sobre seus imóveis.
No momento, o lançamento da QPreço está previsto para São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Mas a empresa planeja expandir para outras regiões do País gradativamente.
Nova ferramenta de busca do QuintoAndar
Com inteligência artificial generativa, a ferramenta de busca da empresa permite uma procura mais personalizada e precisa ao imóvel dos sonhos. A solução se utiliza de uma IA generativa do mercado, mas com integração de machine learning e IAs proprietárias do QuintoAndar para permitir uma busca mais personalizada em sua plataforma. O recurso de aprendizado de máquina ajuda a encontrar nas fotos dos imóveis as características pedidas.
Nela, é possível procurar por um apartamento com piso de madeira, ou janelas grandes que vão do teto ao chão, ou que seja bem iluminado, por exemplo, usando características que vão além dos filtros tradicionais.
A ideia é que, ao pesquisar, a IA faça uma leitura dos anúncios da plataforma e consiga apresentar imóveis com tais características. Caso o usuário exagere nos detalhes, ela pode sugerir uma revisão da solicitação.
Foto principal: Lucas Lima, vice-presidente; Gabriel Braga, CEO e Larissa Fontaine, CPO do QuintoAndar. Crédito: Isabel Butcher/Mobile Time
*A jornalista viajou a convite do QuintoAndar.