Um estudo da OpenSignal revelou que Claro e TIM entregam a disponibilidade da rede 5G em 13% do tempo no Brasil, ou seja, as duas empresas estão empatadas no índice que mede a proporção de tempo que os usuários com dispositivo 5G e assinatura de plano 5G têm de conexão ativa em uma rede de quinta geração. A análise feita entre outubro e dezembro de 2024 revela ainda que a Vivo aparece na sequência com 12,5% de disponibilidade de sua rede 5G.

Vale lembrar, a avaliação da companhia é de amplitude nacional e por isso considera apenas dados das três operadoras nacionais de redes celulares (Claro, TIM e Vivo). Sua análise considera dados de mais de 100 milhões de dispositivos e os mede em dois formatos: do dispositivo ao CDN (Google, Amazon e Akamai) e do dispositivo diretamente para um servidor de testes.

Considerando todas as redes celulares das operadoras (2G, 3G, 4G e 5G), a TIM é a líder, com sua rede disponível em 96,5% de tempo, seguida por Vivo (96%) e Claro (96,7%).

Em consistência, quesito que mescla vários critérios, como velocidade de download, velocidade de upload e latência, a TIM lidera novamente com 68% de resultado positivo nos testes, Vivo tem 66% e Claro 64%.

Velocidade

Em termos de velocidade média de download no 5G, a Vivo lidera com 365 Mbps, Claro registra 354,5 Mbps e a TIM, 328 Mbps, segundo a OpenSignal. Em velocidade média de upload, a Claro aparece à frente (31 Mbps) com Vivo (28,8 Mbps) e TIM (26,7 Mbps) logo atrás.

Considerando a velocidade média geral de download (em todas as tecnologias de rede, do 2G ao 5G), a Vivo lidera com 40,2 Mbps, seguida por Claro (37,4 Mbps) e TIM (34,5 Mbps).

Em velocidade média geral de upload, Claro lidera com 9,6 Mbps, em depois vêm Vivo (9,5 Mbps) e TIM (8,3 Mbps).

Imagem principal: Ilustração produzida por Mobile Time com IA

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!