A receita proveniente de mensagens A2P – application to peer – via RCS (Rich Communications Services) representará 18% da receita global com mensageria comercial das operadoras em 2029. Em 2024, o percentual foi de 3%, revelou Juniper Research em seu relatório Global RCS Business Messaging Market 2024-2029.

O estudo da empresa de análise de mercado mostra que as companhias terão sua confiança reduzida no canal SMS, o que estimulará a migração do tráfego de mensagens A2P para o RCS.

Paridade de preços e melhoria no processo de verificação

A Juniper Research recomenda que provedores de serviços ofereçam paridade de preços com o SMS e simplifiquem o processo de verificação para as empresas de modo que o procedimento seja padronizado entre operadoras de rede e agregadores. Os autores do estudo acreditam que, com isso, os usuários de mensagens A2P via RCS adicionem branding personalizado e aumentem a aceitação dos canais RCS entre os assinantes móveis.

Os desafios para o RCS

WhatsApp e outros canais de mensageria OTT são os maiores desafios para o crescimento do RCS, diz Juniper Research, e deverão chegar a 1 trilhão de mensagens A2P até 2029. Para enfrentar esse crescimento, os provedores de serviços RCS devem promover o fato de que o RCS é nativo dos sistemas operacionais de smartphones.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!