O app Meu TIM (Android, iOS) ganhou uma nova versão com foco em ser um app mais relacional, e não apenas transacional. Com 13,5 milhões de usuários ativos mensais (MAUs, na sigla em inglês), após crescimento de 20% em 2024, a expectativa é de que essa base aumente entre 30% e 40% neste ano com a nova versão do app, prevê o diretor de customer relations da TIM, Bruno Vasconcellos, em conversa com Mobile Time.
“Queremos que o cliente consiga se resolver no app. A nova versão chega para ser nosso principal ponto de contato com o cliente”, afirma o executivo.
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Tela do novo Meu TIM (crédito: divulgação)
Meu TIM com novo design e mais leve
Para a nova versão foi adotado um sistema de design padronizado da operadora – o mesmo utilizado em outros canais digitais, como seu site e seu e-commerce, por exemplo. Desta forma, o cliente que utiliza o app consegue se familiarizar mais rapidamente em qualquer outro ponto de contato digital da empresa.
Outra diferença é que o novo app é mais leve que o anterior. Seu peso diminuiu de aproximadamente 200 MB para 60 MB, o que faz diferença para usuários com smartphones com pouca memória para armazenamento.
Além disso, a partir da análise de utilização do app pelos consumidores, as jornadas dos principais serviços foram simplificadas, diminuindo a quantidade de cliques. E a experiência passou a ser personalizada, destacando no alto opções de serviços que fazem mais sentido para cada cliente dependendo do contexto.
Open Finance, login biométrico e outras novidades
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Bruno Vasconcellos, diretor de customer relations da TIM (crédito: Divulgação)
O Meu TIM ganhou várias novas funcionalidades. Uma delas é o login biométrico, dispensando a senha de acesso. Outra é a integração com o Open Finance: o pagamento por Pix agora é feito de forma integrada com os apps dos bancos, sem requerer copiar e colar um código. O cliente é levado para dentro do app do seu banco, onde se autentica e paga, e depois é trazido de volta para dentro do Meu TIM, automaticamente.
Mais uma novidade: clientes do serviço de banda larga fixa com fibra ótica da TIM agora podem agendar visita técnica pelo app.
E foi adicionada também uma área para não clientes, na qual é possível testar o serviço da operadora com um eSIM por 30 dias, e até contratar um plano, seja com eSIM ou encomendando um SIMcard físico, que é enviado para o domicílio do novo cliente.
Desenvolvimento
A nova versão do Meu TIM foi desenvolvida ao longo de 10 meses em parceria com a Accenture. O desenvolvimento foi feito com Flutter e construído com uma arquitetura de microsserviços, o que facilita a sua atualização e o lançamento de novas funcionalidades sem que o cliente precise baixar uma nova versão nas lojas de apps.
A versão atualizada já está disponível na App Store e na Google Play. Vasconcellos estima que até o final de janeiro toda a base de usuários já tenha o novo Meu TIM em seus smartphones.