A T-Wholesale, recém lançada unidade para o mercado de atacado da Deutsche Telekom, vai inaugurar nas próximas semanas em São Paulo o seu primeiro ponto de presença (PoP) no Brasil habilitado para oferecer roaming internacional em 5G Standalone, informa Leonardo Saucedo, diretor regional da T-Wholesale na América Latina, em conversa com Mobile Time.

O novo PoP facilitará a interconexão de operadoras móveis brasileiras que queiram oferecer roaming internacional com 5G SA. Para tanto, porém, elas precisam ter habilitado em seu core 5G um elemento chamado SEPP (Security Edge Protection Proxy), fundamental para a oferta do roaming em 5G SA. Operadoras de menor porte podem contratar e hospedar o SEPP com a própria T-Wholesale.

Com o roaming em 5G SA, as operadoras podem oferecer aos seus clientes o uso de network slicing no exterior, o que interessa para aplicações como monitoramento de frotas de veículos em rotas internacionais; gerenciamento de drones que voam em áreas fronteiriças; ou transmissão de vídeo ao vivo, por exemplo.

A T-Wholesale já realiza provas de conceito em seu PoP no Brasil e espera ter um primeiro cliente conectado ainda este ano. Vale lembrar que o PoP trabalha com o modelo de interconexão IPX que atende não apenas a roaming 5G SA, mas também 4G, SMS etc. Segundo Saucedo, sua capacidade é escalável, começando com portas de 1 Gbps mas que podem ser rapidamente ampliadas.

“A T-Wholesale quer ser líder no mercado de roaming 5G SA no atacado”, diz o executivo.

Além do PoP em São Paulo, a empresa inaugurou recentemente outro similar em Dallas, nos EUA, e conta também com unidades nas cidades alemães de Bamberg e Frankfurt.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!