A Algar Telecom conseguiu economizar R$ 3 milhões em custos operacionais de revisão e emissão de faturas em menos de um ano graças ao uso do Billy, uma solução que mescla inteligência artificial generativa e automação de processos (RPA) desenvolvida pela própria operadora em parceria com a Logicalis.
Adotado desde março do ano passado, o Billy está integrado aos sistemas de CRM e billing da operadora. Ele analisa as faturas dos clientes corporativos e de atacado antes de elas serem enviadas. Verifica os dados que constam nos contratos para assegurar que a cobrança está 100% correta antes de a fatura ser enviada ao cliente. O mesmo está sendo feito com a primeira fatura no segmento corporativo de varejo e de pequenas e médias empresas.
Até então, esse trabalho era realizado manualmente por colaboradores da Algar. Com o Billy, o tempo médio de análise por fatura caiu de 31 minutos para 1 minuto.
“O Billy confere os dados antes de a fatura ser emitida. Ele atua de forma proativa, identificando e corrigindo as divergências, reduzindo drasticamente a necessidade de intervenção manual. As correções são feitas no sistema Algar CRM e refletem diretamente no sistema de faturamento Kenan”, explica Zaima Milazzo, vice-presidente de tecnologia, evolução digital, agilidade e inovação da Algar Telecom, em resposta por email para Mobile Time.
As pessoas que cuidavam dessa revisão manual agora se dedicam a atividades mais estratégicas dentro da empresa. Os que continuam trabalhando na revisão se encarregam de supervisionar a operação do Billy e atuar em casos de exceção.
Em IA generativa, a solução utiliza a OpenAI, através da Azure. Em RPA, a companhia conta com o apoio da Automation Anywhere, informa Milazzo.
Próximos passos da Algar com o Billy
O Billy é tratado como uma espécie de colaborador digital dentro da estrutura da Algar, e conta com um plano de carreira, conforme suas responsabilidades evoluem.
“O Billy não é apenas um sistema: ele é um talento digital da equipe Algar Telecom. Sua avaliação de performance é realizada continuamente pelo CoE (Centro de Excelência em Automações e Inteligência Artificial). Os especialistas, além de garantirem uma boa performance, são responsáveis pela evolução contínua do assistente virtual, treinando-o para mais funcionalidades, o que o mantém em constante desenvolvimento, com um plano de carreira estruturado”, descreve a vice-presidente da companhia.
O objetivo é que o assistente tenha cada vez mais atribuições de revisão de faturas, verificando também oscilações bruscas de valores e expandindo no futuro para a análise de faturas para o segmento de pessoas físicas.
Foto no alto: Zaima Milazzo com o boneco que representa o Billy (Crédito: divulgação)