O Ministério das Comunicações e a Telebras se preparam para lançar um novo projeto, o Comunidades Conectadas, que utilizará conexão satelital para levar internet a regiões com dificuldades no acesso, a partir de uma antena itinerante e recepção em chips adaptados que serão distribuídos à população. As linhas gerais do programa foram apresentadas em painel realizado na manhã desta quinta-feira, 13, no Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, em Brasília.
O lançamento está previsto para este mês de fevereiro. Gradualmente, serão priorizadas regiões que estão nos últimos lugares da fila dos compromissos do Leilão do 5G, com metas de atendimento previstas entre 2028 e 2030, como municípios com menor número de habitantes e distritos. Atualmente, o espectro para oferta da conectividade já está liberado em todo o país, mas o ritmo para a ativação do sinal cabe às operadoras.
No projeto Comunidades Conectadas, o serviço disponível será apenas de internet, a partir da Telebras, sem incluir chamadas telefônicas. A antena fica instalada em estrutura acoplada a um veículo (foto acima), que será levado temporariamente para localidades específicas, onde serão distribuídos cerca de 600 chips de celular, com pacote de dados de 20 GB. Os demais detalhes serão divulgados no lançamento.

Levi Figueiredo, diretor Comercial da Telebras, durante apresentação, em Brasília. Foto: Carolina Cruz/Mobile Time
De acordo com informações da Telebras, esse tipo de solução possui capacidade de fornecer internet em um raio de 3km a 5km, a depender do tamanho da antena.
Cidades inteligentes
Ainda nesta manhã, o secretário de Telecomunicações, Hermano Tercius, compartilhou a expectativa de iniciar também neste mês o projeto piloto Luminárias Inteligentes, implementado em parceria com a RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa).
A iniciativa consiste na instalação de luminárias com antenas 5G integradas, inicialmente, em Campo Formoso/BA, onde fica o campus do Instituto Federal Baiano, que compõe o RNP.
Para além da iluminação, o produto inclui câmeras de videomonitoramento e roteador Wi-Fi para conexão livre. Em paralelo, o projeto vai analisar o comportamento da tecnologia.
As exposições do MCom fizeram parte da programação do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, que se encerra nesta tarde. Ontem, quarta-feira, 12, o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, apresentou também no evento a proposta de consórcio nacional para intensificar investimentos em tecnologias digitais nas cidades.
A ideia é que pequenos municípios possam propor projetos juntos. A implementação seria realizada a partir de parcerias público-privadas, passando pela análise da Secretaria Nacional de Fundos e Instrumentos Financeiros, com aplicação do Fundo de Desenvolvimento da Infraestrutura Regional Sustentável (FDIRS), que foi lançado em dezembro do ano passado conta com R$ 1 bilhão para financiar PPPs.
Imagem principal: Antena itinerante do projeto Comunidades Conectadas é exposta em evento, em Brasília. Crédito: Shizuo Alves/MCom