A plataforma de saúde Tismoo.me (Android, iOS, Web) pretende expandir o modelo de negócios de seu assistente com inteligência artificial generativa voltada para o ecossistema de pessoas com autismo, o que inclui seus familiares e profissionais de saúde e educação. Batizada como Genioo, a IA tem atualmente uma oferta para o B2B (via planos de saúde) e por enquanto está com uso aberto para o consumidor final.
Porém, a ideia da empresa é ter uma oferta voltada para o B2C em 2025. De acordo Francisco Paiva Jr., CEO da startup, essa oferta voltada para o B2C trará um profissional para fazer o acompanhamento e o contato com a família, além da assistente virtual. Com isso, a proposta é ter uma versão freemium do assistente e outra paga mais robusta.
Com aproximadamente 8 mil usuários ativos no final de 2024, o Genioo também deve avançar para outros mercados além do Brasil, como os Estados Unidos, pois tem versão em português e inglês.
Uma abertura para entrar no mercado norte-americano é que um dos sócios da empresa é neurocientista da Universidade da Califórnia: Alysson Muotri. Ele deve participar em uma das próximas viagens da Estação Internacional Espacial para pesquisar sobre organoides cerebrais e autismo. A missão está marcada para o final deste ano e deve durar dez dias.
Como funciona o Genioo
O Genio foi criado a partir de duas frentes: um LLM próprio que passou por ajuste fino (fine tuning) com apoio de Muotri para responder perguntas; e o GPT-4o da OpenAI, que funciona para buscar informações de autismo e trazer exercícios de desenvolvimento. Um agente proprietário define a melhor IA que deve ser usado para dar a resposta mais assertiva ao usuário. Também há uma camada antialucinação que atua no pré e pós prompt.
Ao entrar na plataforma, o usuário responde a uma série de questões em seu onboarding. A ideia é entender o ponto da jornada que cada pessoa está dentro do autismo. Importante dizer que o perfil é por pessoa, não por família. Portanto, cada usuário tem um perfil, uma história e uma trilha diferente de aprendizado. Por isso, Paiva Jr. explicou que o Genioo vai responder de forma diferente para cada um.
Podendo ser acessado tanto pelo app da Tismoo como via web, o Genioo tem assistentes para apoiar o ecossistema com tarefas específicas no autismo. Paiva Jr. explicou que esses assistentes não chegam a ser agentes de IA, mas um “meio do caminho” entre o LLM e os agentes.
Ao todo são cinco assistentes:
- Professor Genioo para ensino em temas como matemática e português no ensino fundamental e médio;
- Nutrigenioo para dietas específicas ou dicas de alimentação;
- Doutor Genioo e Enfermeiro Genioo para questões pontuais de saúde, doenças e medicações, por exemplo;
- Psicólogo Genioo para acompanhamento psicológico.
Tismoo
Criada em 2015 como uma rede social, a Tismoo evoluiu para uma plataforma de saúde para quem cuida de pessoas com autismo. Atua como um serviço de saúde para que essas pessoas adoeçam menos. Isso é feito com a gestão de saúde populacional para este público via operadoras de saúde, o que combina tecnologia com enfermeiros para fazer a prevenção e cuidar da saúde física, mental e social das pessoas envolvidas.
Toda a gestão é feita por meio do app em um feed de conteúdo com curadoria diária de alguns autores reconhecidos, e também por e-mail, além do suporte de profissionais. Cada pessoa da família tem um perfil próprio para cada membro do ecossistema, como uma pessoa autista, um filho, um marido ou uma esposa autista. Agrega-se a este ecossistema a IA que estava sendo treinada e usada internamente desde 2019, mas foi lançada para o público em 2 de abril de 2024.
Além do autismo, o Tismoo apoia pessoas com condições neurodivergentes e em neurodesenvolvimento, como TDAH. Mas, Paiva Jr. explicou que o autismo é o mais presente na plataforma.
Todos os seus quatro sócios (além de Paiva Jr. e Mota, há um advogado e uma profissional de marketing) têm filhos com transtorno de espectro autista (TEA).
Próximo capítulos
O CEO da Tismoo afirmou que devem lançar mais assistentes do Genioo: “Isso é útil. As pessoas ainda não sabem como usar a IA generativa e extrair o seu potencial”. Além do lançamento da versão B2C freemium e paga, a companhia quer expandir a solução de gestão de saúde populacional digital.
Também está no radar o lançamento da versão em espanhol do Genioo para alcançar o mercado latino-americano.
Com essa estratégia, Paiva Jr. prevê que a Tismoo pode chegar ao breakeven neste semestre.
Imagem principal: assistente Genioo (divulgação)