A Vivo e a UFG (Universidade Federal de Goiás) anunciaram uma parceria para o desenvolvimento de inteligência artificial no país. A Vivo passa a ser membro-associado do Advanced Knowledge Center for Immersive Technologies (AKCIT), instituição da UFG responsável pelo ensino, pesquisa em projetos de IA e em tecnologias imersivas no Brasil.
A ideia é que a colaboração permita que a Vivo participe de projetos de pesquisa e inovação aberta em áreas estratégicas como IA, de forma a estimular o desenvolvimento de novas soluções tecnológicas. Além disso, a empresa terá acesso à infraestrutura acadêmica da UFG, incluindo os supercomputadores para o processamento de grandes volumes de dados.
Outro benefício que a empresa terá com a parceria será a capacitação dos colaboradores da Vivo, que terão acesso a cursos e consultoria técnica especializada oferecidos pela universidade.
Já para o AKCIT, a parceria com a Vivo é estratégica, pois une a experiência acadêmica com o setor privado, buscando ampliar o impacto das pesquisas realizadas e contribuindo para o desenvolvimento de soluções tecnológicas que beneficiem tanto o mercado quanto a sociedade.