A plataforma de e-commerce Nuvemshop divulgou em um evento para jornalistas nesta terça-feira, 18, o NuvemCommerce 2025, relatório anual que busca analisar o cenário do e-commerce na América Latina, trazendo dados sobre o desempenho do setor, tendências de consumo e desafios enfrentados pelos lojistas online. O segmento de Moda é um dos mais populares do e-commerce no país, representando cerca de 32% dos varejistas analisados, com um faturamento de cerca de R$ 1,6 bi no último ano.
Em 2024, as vendas diretas em redes sociais foram a principal estratégia de marketing para 56% dos lojistas de Moda, com o TikTok emergindo como um canal essencial para isso. A plataforma já alcança 98 milhões de usuários no Brasil, e de acordo com o DataReportal, com um alcance publicitário de 52,5% da base de usuários da internet no país.
Cerca de 77% dos lojistas acreditam na expansão do setor de e-commerce neste ano, em grande parte devido aos avanços tecnológicos como inteligência artificial, personalização de experiências e novas formas de pagamento, como o Pix parcelado.
O otimismo em relação ao e-commerce em 2025 revelado pelo relatório é baseado em três fatores principais. O primeiro é a expansão da digitalização e do consumo online, que de acordo com o documento, continua crescendo e impulsionando novos hábitos de compra.
O segundo ponto é o avanço tecnológico, com ferramentas como inteligência artificial, automação e análise de dados em tempo real, permitindo que lojistas ofereçam experiências mais personalizadas e de forma mais eficiente. De acordo com Vitor Peçanha, diretor de Marketing da Nuvemshop Next, a pergunta não é mais se a IA será utilizada, mas sim como aplicá-la.
“Os números da pesquisa mostram uma realidade que em 2025 a IA não será um diferencial, mas sim essencial.”
Tecnologias como Pix parcelado, provadores virtuais e live commerce também devem ganhar espaço, atraindo mais consumidores.
O terceiro fator é a capacidade de adaptação às mudanças do setor. As empresas estão cada vez mais ágeis para responder às mudanças, e quanto mais preparadas para se ajustar ao comportamento dos clientes elas estiverem, mais vantagens elas terão.
Vale dizer que, de acordo com o Relatório de Transformação Digital da América Latina 2024 da Atlantico, o e-commerce continua a crescer no país, com um faturamento superior a R$ 200 bilhões só em 2024.
E-commerce: expectativa para 2025
Para 2025, o relatório mostrou que os segmentos de Moda e Beleza são os que possuem expectativas mais otimistas de crescimento para o próximo ano.
“Os números mostram isso. Isso é importante. Uma das coisas que fez a gente escolher moda é porque a nossa base, em sua maior parte, é a moda. E é um mercado que só vai se expandir no online. A gente tá indo por esse lado por causa disso”, explica o diretor de Marketing da Nuvemshop Next.
Metodologia do estudo da Nuvemshop
A edição de 2025 foi baseada em informações de mais de 2,6 mil lojistas que utilizam a plataforma da Nuvemshop, considerando diferentes estágios de crescimento e consolidação no mercado. O levantamento incluiu um questionário quantitativo, além da análise do desempenho de milhares de lojas ao longo de 2024.
Os dados foram coletados entre os meses de novembro e dezembro de 2024, onde era possível analisar as tendências do ano que se encerrava e estabelecer um panorama para o ano seguinte.