Um grupo de pesquisadores, engenheiros e ex-diretores de empresas de inteligência artificial como OpenAI, Character.ai, PyTorch entre outras criaram uma nova empresa focada em pesquisa e desenvolvimento de IA, a Thinking Machines Lab. O anúncio foi realizado nesta quarta-feira, 19, com a empresa tendo como objetivo democratizar o acesso a sistemas de IA, além tornar os sistemas mais amplamente compreendidos e personalizáveis, de forma a permitir que cada indivíduo adapte essas ferramentas de acordo com suas necessidades. Quem lidera a iniciativa é a ex-CTO da OpenAI, Mira Murati.

De acordo com os fundadores, ainda existem lacunas a serem preenchidas e exploradas na compreensão dos sistemas de IA mais modernos. A capacidade de treinar os modelos e de entender seu funcionamento interno permanece restrita aos grandes centros de pesquisa especializados, que além de serem poucos, limita tanto a acessibilidade quanto o uso eficaz da tecnologia.

Diferentemente de outras empresas tradicionais que tem como foco o desenvolvimento em sistemas autônomos, a Thinking Machines Lab aposta no poder da colaboração humano-IA. De acordo com a empresa, o futuro da IA não reside em criar máquinas 100% autônomas, mas sim em desenvolver tecnologias que trabalhem junto com os seres humanos.

Thinking Machines Lab quer expandir a IA generativa

Enquanto os sistemas atuais tem como destaque a programação em matemática, o objetivo das pesquisas do novo centro é ampliar suas capacidades para cobrir outras áreas da experiência humana, de forma a propiciar um maior número de aplicações.

A empresa ainda acredita que a construção de uma base sólida é fundamental para o sucesso e a evolução dos sistemas de IA, de forma a realizar um investimento em modelos de ponta em áreas cruciais como ciência e programação. Essas duas áreas são vistas como a chave para desbloquear outras aplicações e possibilitar descobertas que podem alterar o curso de diversas disciplinas.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!