O estado de São Paulo planeja ter 62 pórticos com o sistema Free Flow em rodovias estaduais que serão concedidas à iniciativa privada. O dado foi apresentado por Rodrigo Keiji Hirata, superintendente de operações da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp).
Durante o seminário organizado pela Fetcesp nesta quinta-feira, 20, o representante do regulador estadual detalhou a expectativa do estado:
- 37 Pórticos do edital do Circuito das Águas;
- 18 Pórticos do edital da Rota Mogiana;
- 5 Pórticos do Lote do Paranapanema;
- 2 Pórticos do Túnel Imerso Santo Guarujá.
Paralelamente ao evento, a Artesp anunciou nesta quinta-feira, 20, via Diário Oficial, a abertura do edital para concessão dos lotes da Rota Mogiana (com 383 quilômetros na região de Campinas e Mogi-Mirim e outras seis cidades) e do Circuito das Águas (583 quilômetros, de Amparo a Espírito Santo do Pinhal). Ambas terão Free Flow – meio de pagamento de pedágio sem praça e com câmeras e inteligência artificial. As propostas poderão ser feitas até 21 de março e devem ter investimento de R$ 5,9 bilhões para Mogiana e R$ 9,5 bilhões para o Circuito das Águas.
Ao todo, o governo do estado planeja conceder 1,8 mil quilômetros de rodovia por meio do Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP). Atualmente, os trechos estão sob tutela do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo (DER-SP).
Free Flow na Santos-Guarujá
O futuro túnel imerso Santos-Guarujá também tem programado o uso do Free Flow. Trata-se de uma obra que deve ganhar edital para concessão privada no segundo trimestre de 2025. Orçado inicialmente em R$ 5,9 bilhões, o túnel terá uma extensão de 1,5 quilômetro e dois pórticos do sistema de pagamento.
Esta via é uma promessa antiga do estado que visa apoiar 28 mil pessoas que cruzam diariamente as margens das duas cidades com balsas e pequenos barcos.
Free Flow em curso
Hirata detalhou ainda que o Free Flow também está programado para rodovias já concedidas. Com isso, o estado de São Paulo conta atualmente com três pórticos em operação em vias estaduais:
- Um pórtico no quilômetro 159 da Econoroeste (SP 333) perto da cidade de Itápolis que está ativo desde setembro de 2024;
- Outro também na SP 333, altura do quilômetro 110, próximo ao município de Jaboticabal, que começou a funcionar em novembro de 2024;
- Na Rodovia dos Tamoios (SP-99) entrou em operação em novembro de 2024 um pórtico perto do contorno de Caraguatatuba.
Ainda de acordo com Hirata, a Econoroeste deve ter mais oito pórticos de Free Flow instalados em 2030. Por sua vez, a concessionária Via SP Serra que administra o lado norte do Rodoanel terá dois trechos com o sistema de pedágio sem cancelas, um na Dutra-Fernão e outro na Fernão-Raimundo.
Para Baixada Santista, Alto Tietê e Vale do Ribeira, a CNL (Novo Litoral) terá sete pórticos em operação a partir de novembro de 2025 e mais oito pórticos em 2027. No trecho da Rota Sorocabana no sudoeste do estado, a concessionária CCR Sorocabana terá nove pórticos em abril de 2026 e mais 14 em abril de 2027.
E a Raposo Castello, controlada pela Ecovias, terá sete pórticos em abril de 2027 e outros sete em março de 2032.
Imagem principal: No púlpito, Rodrigo Keiji Hirata, superintendente de operações da Artesp (crédito: Henrique Medeiros/Mobile Time)