|Mobile Time Latinoamérica| O Chile é o primeiro país da Hispanoamérica a realizar um teste técnico de mensagens via satélite por meio do serviço Direct to Cell (D2C), da Starlink. Graças à parceria entre a Entel e a SpaceX, o piloto foi realizado na comunidade de Diego de Almagro, na Região de Atacama, uma área sem cobertura das operadoras de telecomunicações.
O novo serviço tem como objetivo melhorar a conectividade para pessoas que residem ou transitam por locais sem cobertura móvel terrestre. Em sua fase inicial, permitirá o envio e recebimento de mensagens de texto, com planos futuros para expansão para dados limitados e, eventualmente, chamadas de voz.
A Entel, uma das primeiras empresas no mundo a firmar um acordo para esse serviço e a primeira na América Latina, destacou a importância da iniciativa. Matías del Campo, vice-presidente do mercado B2C da empresa, afirmou que essa iniciativa posiciona o Chile como pioneiro na região na implementação dessa tecnologia.
Atualmente, a Starlink possui uma frota de mais de 400 satélites que oferecem conectividade direta para celulares em todo o mundo. No Chile, a tecnologia ainda está em fase de testes e não possui uma oferta comercial disponível. No entanto, espera-se que sua disponibilidade aumente progressivamente com o lançamento de novos satélites.
A Região de Atacama torna-se o ponto de partida dessa tecnologia na América Latina, onde a Entel anunciou que os primeiros países a contar com o serviço serão Chile e Peru.
A ilustração no alto foi produzida por Mobile Time com IA